GO UP
original miles

Original Miles - Boutique de Viagem

despedida de solteira Tulum

Tulum: o destino da vez para despedida de solteiro

Quando fiquei noiva, logo juntei as meninas e disse que a minha despedida de solteiro seria em Tulum, no México. Já tinha ido algumas vezes pra lá, inclusive em outras despedidas, e sempre amei a vibe mexicana e o clima da Riviera Maya. Como a viagem era em Janeiro, casou direitinho o destino com a época mais badalada de Tulum.

A viagem aconteceu em Janeiro de 2020, logo antes do mundo virar de ponta cabeça. Em seguida ainda emendei outra viagem para a Europa, para tocar no Braskicup, em Courchevel, e no Social King’s Club, em St Moritz. Quando voltei, estava atolada de coisas do casamento (marcado para Maio de 2020), e faltou tempo para escrever aqui.

Desde então o clima ficou tão incerto, com quarentena, fronteiras fechadas, aviões sem poder voar, que preferimos dar uma pausa nos posts do blog. Mas, a vida segue! Continuam as incertezas, mas graças a Deus voltamos a viajar, e o México é um dos poucos países que está aberto para turistas, inclusive brasileiros.

O que é necessário para entrar no México

Se Tulum já era um hotspot antes da pandemia, pós pandemia então virou o destino da vez. Hoje para entrar no México, você precisa de um passaporte com validade mínima de seis meses – não há necessidade de visto nem de teste PCR para ingressar no país. Para os trâmites de imigração, basta apresentar os formulários preenchidos, são 3 no total:

Quando ir para o México

O México fica na América do Norte, e as estações do ano lá são contrárias às do Brasil. Como o país é extenso, o clima varia muito de uma região para outra, mas no geral, funciona da seguinte maneira:

  • A alta temporada é durante o inverno, que vai de dezembro a fevereiro, com dias ensolarados e temperatura mais amena;
  • Na primavera, de março a maio, a temperatura já começa a subir mais, e os preços caem – ótima época para ir! 
  • O verão, de junho a agosto, é mais quente e chuvoso, mas é aquela chuva rápida e logo depois abre o sol;
  • Por fim, de setembro a novembro, durante o outono, as chuvas são menos frequentes e o clima agradável.

Período de furacão no México

Um ponto importante de destacar e levar em consideração quando se está programando uma viagem para o México, é a temporada de furacão. O período oficial vai de 1 de junho a 30 de novembro, mas as maiores atividades ocorrem entre agosto e outubro, especialmente em setembro. 

A região da Riviera Maya, onde fica Cancun, Playa del Carmen e Tulum, é a que mais “sofre” nesse período. No ano passado, por exemplo, foram 3 furacões em um curto espaço de tempo, mas isso é algo completamente atípico

Até porque na maioria das vezes os furacões, que são formados no mar, não atingem a terra firme. A probabilidade de pegar um furacão durante uma viagem para o Caribe é realmente pequena, mas é bom estar informado e atento às notícias.

Eu já fui para Tulum em junho e em outubro, e sempre tive sorte com o tempo. 

Onde se hospedar em Tulum

Agora vamos à uma parte que considero super importante: onde ficar em Tulum. A escolha do hotel ou casa faz toda a diferença na viagem, principalmente quando é muita gente (nós a princípio éramos em 16 meninas). Em grupo, eu sempre acho mais gostoso alugar uma casa, porque temos mais liberdade e é mais agradável. 

Nossa escolha foram as vilas da Zorba, que ficam na “zona hotelera”, do lado do buchicho. Dá pra fazer tudo a pé durante o dia – ir caminhando pela praia para o Be Tulum, Nomade, Casa Malca – e a noite são 5 minutos (mesmo em alta temporada e com trânsito) de taxi até o Casa Banana, Gitano e Rosa Negra

(Leia mais sobre as Vilas Zorba aqui)

A zona hotelera de Tulum é a rua à beira da praia com mais de 5km de extensão, aqui ficam os hotéis mais famosos, lojinhas e restaurantes. O que eles chamam de centro é um lugar afastado da praia, onde a maioria dos locais mora. Isso as vezes confunde as pessoas, mas fiquem espertos pois o centro não é a praia. A praia é a tal da zona hotelera 😉

Se quiser ajuda com hospedagem em Tulum, entre em contato conosco e será um prazer ajuda-lo a encontrar a melhor opção para você!

Formada em Relações Públicas e Comunicação de Empresa pela IULM, em Milão e DJ nas horas vagas. Apaixonada por viagem, corrida, música, gastronomia e vinhos. Acredita que o maior aprendizado é a vivência e a experiência, por isso gosta de se aventurar pelo mundo e ajudar clientes e amigos a curtir ao máximo suas viagens.