GO UP
Xemei

Xemei Barcelona – Um Italiano clássico

Barcelona é o lugar ideal para os amantes da gastronomia. Desde pratos tradicionais catalões as cozinhas mais inovadoras do mundo. Entretanto, como sabem temos um fraco pela culinária italiana, e em busca de algo simples e bem executado na cidade encontrei o Xemei.

Levando em consideração que só passei 3 dias em Barcelona, não tinhamos tempo para perder, a escolha de restaurante tinha que ser certeira. Após realizar algumas pesquisas li sobre uma tal “Melhor burrata de Barcelona”, essa chamada já foi o suficiente para me convencer a realizar uma reserva no Xemei.

Localizado em uma área charmosa do bairro El Poble Sec, perto do Teatro Grec. O restaurante foi iniciado por dois gêmeos venezianos, Stefano e Max Colombo (xemei significa gêmeos em veneziano) depois de descobrir a falta de bons restaurantes italianos em Barcelona. Nos primeiros dias do restaurante, os irmãos eram aconselhados pelas lendas culinárias locais Carles Abellan e Albert Adria.

Culinária Veneziana

Mas é importante ressaltar que a culinária veneziana não é similar a muitos pratos tradicionais da gastronomia italiana conhecidos por nós. Assim sendo, carrega uma tradição antiguíssima. Há registros de receitas escritas de 1300 d.C.

A característica gastronômica essencial do território está ligada ao mar e a todo comércio desenvolvido na região na época das grandes navegações. Portanto isso reflete no cardápio do Xemei, regado de opções deliciosas com frutos do mar, temperos e pastas.

Começamos comendo as Zamburiñas no forno, que são parecidas com vieras porém são menores e seu sabor é mais forte e doce. Por fim, passei para a famigerada Burrata. Sou extremamente viciada em queijos de búfala e essa especialmente ganhou um lugar no meu coração. A fabricação dela é própria do Xemei e o sabor e textura dela e dos tomates estavam explendida.

Em seguida, passando para o prato principal, pedi um Pappardelle com ragu de bochecha de vitela, a carne derretia na boca e a massa, também de fabricação própria era de se comer ajoelhado. Já meu pai, optou por experimentar o Risoto de tomate com aipo.

Os dois estavam maravilhosos, mas é importante ressaltar que os pratos são imensos e eles não realizam meias porções. Ou seja, vá com muita fome ou divida algum dos pratos caso não esteja.

Por fim, encerramos com uma torta de chocolate que parecia um suflê cremoso com creme levíssimo de marzipan. Encerrando uma noite perfeita!

Além disso tudo, os donos do restaurante e funcionários são extremamente empáticos e o local possui uma vibe rústica e moderna super confortável. Entretanto, não esqueça de fazer uma reserva antes de ir por que o restaurante está sempre cheio.

Endereços
Xemei - Passeig de l'Exposició, 85, 08004 Barcelona, Espanha
Quer mais inspiração de viagem? Quer saber dos eventos mais bacanas que acontecem pelo mundo? 
Siga nosso Instagram e Facebook!

Leave a Reply