GO UP

Veneza – A cada ponte um achado – Part II

Veneza é famosa por seus canais, a cidade foi importante polo marítimo e financeiro na idade média e no renascimento. Listada como patrimônio mundial, algumas construções chegam a ter mais de 1000 anos de existência. No artigo passado muito sobre a Biennale foi dito, agora o foco fica por conta dos achados da cidade, da qual, a cada ponte, um novo cenário de filme se forma.

In the mood for food

Por Veneza ser um destino tão requisitado e mais óbvio dentre as tantas possibilidades dentro da Itália, os bons restaurantes não são tão abundantes, embora acima da média se comparados com outros países. Em todo caso, logo que sair da Biennale, uma ótima pedida é o Al Covo (indispensável reservar); sua fachada com letreiro da entrada para uma atmosfera um tradicional restaurante, fora pratos cheio de paladar.

No outro extremo da cidade, está o wine bar Estro, as porções são menores do que os abastados bocadas italianos, mas o sabor é inversamente proporcional; caso acompanhado de um bom Barolo então.. Seguindo a linha dos queridinhos: Ca D’oro; localizado ao final de uma ruela, o ambiente tem um ar de aconchego inegável, para ir de olhos fechados. Se a larica persistir ainda ao final dessa refeição, vá ao Gelato di natura.

Muito recomendado por conhecidos locais, o Anice Stellato, onde o serviço é bem veneziano – entendedores, entenderão – já a comida, saborosa. Encerrando com classe, antes de uma possível visita à Murano (recomendável), o Algiubagio já inicia o mood com seu volumosos lustres de com a técnica advinda de Murano. Uma vez lá – apenas uma travessia pelo ferry– não deixe de ir no Museu do Vidro, aonde as técnicas e história são ricamente explicados. Enfim, já no aquecimento do próximo subitem, não deixe de ir à loja de Carlo Moretti e Davide Salvadore.

Shop until it drop & drinks

Louco de carteirinha das compras?! O T Fondaco dei Tedeschi é uma enorme construção que tem uma entrada até pelo canal, da cerâmica à bolsa, a mais opulenta one-stop solution. Para uma saideira de pura classe, o Harrys bar é sinônimo, com discreta entrada, esse bar  – dificilmente vazio – foi o berço para algumas invenções como o drink bellini e o carpaccio, apenas. Agora, fugindo dos alcoólicos (ou não), o Caffè Florian, na piazza San Marco, um dos locais mais inconfundíveis da cidade (sim com pombos ao dia, sim turistódie mil, mas em uma alagada noite, as enormes poças de água que se formaram e refletem a arquitetura alí presente; belíssimo).

Outro forte de Veneza, são as inúmeras lojas de joia, contudo, em meio a tantas, Dellaluna se destacou, por suas bolsas com ricos detalhes de veludo. Por fim, destaque para a curadoria da Edmond à Venise, pequena e cheia de charme.

 Endereços
 
 Restaurantes

 Al Covo
 Campiello de la Pescaria, 3698, 30122 Venezia VE, Italy
 Estro
 Dorsoduro 3778 Crosera, Calle S. Pantalon, 30123 Venezia VE, Italy
 Ca D’oro alla Vedova
 Ramo Ca' d'Oro, 3912, 30121 Venezia VE, Italy
 Anice Stellato
 Fondamenta de la Sensa, 3272, 30121 Venezia VE, Italy
 Algiubagio
 Fondamente Nove, 5039, 30121 Venezia VE, Italy
 
  
 Outros
 Gelato di Natura (há outras duas unidades)
 Campo San Giacomo dall'Orio, San Croce, 1628, 30135 Venezia VE, Italy
 Harrys bar
 S. Marco, 3958, 30124 Venezia VE, Italy
 Caffè Florian 
 Campo San Samuele, 3231, 30124 Venezia VE, Italy
 Museu do Vidro
 Fondamenta Marco Giustinian, 8, 30141 Venezia VE, Italy
  
 Lojas
 T Fondaco dei Tedeschi
 Fondaco dei Tedeschi, Calle del, Ponte di Rialto, 30100 Venezia VE, Italy
 Dellaluna
 Calle Vallaresso, 1312, 30124 Venezia VE, Italy
 Edmond à Venise
 Dorsoduro, 872, 30100 Venezia VE, Italy
 Carlo Moretti
 Fondamenta Manin, 3, 30141 Venezia VE, Italy
 Davide Salvadore
 Fondamenta da Mula, 148, 30141 Venezia VE, Italy
   

Seja uma boa exposição, um restaurante, um show imperdível ou apenas um belo achado; Stay curious é a transposição dos meus interesses por onde passo. Em meio a vasta diversidade no mundo, do hotspot do momento, ao clássico com assertividade, do hipster ao preppy - há lugar para todos.

Leave a Reply