Home » Um dia gourmet em Vignola

Um dia gourmet em Vignola

Itália | maio 2017 |
vignola rio panaro

Itália tem algumas pérolas escondidas que você só conhece quando roda muito pela região. Foi através de um amigo que conhecemos a pacata Vignola, uma cidade tranquila e agradável para passear e saborear bons pratos da culinária modenese e bolonhesa, devido a sua localização estratégica.

vignola mapa

 

Vignola fica entre Modena e Bolonha, mas faz parte da província de Modena. É uma pequena cidade italiana com muita história. O castelo de estrutura quadrangular, que segundo a lenda teria sido fundado em 826 para proteger as terras da Abadia de Nonantola, é maravilhoso e um ícone da Emilia-Romanha.

No centrinho ficam as lojas, cafés e restaurantes frequentados pelos locais. Em Vignola você não vai ver muito turista, e o gostoso é que você entra no clima e se sente parte da cidade. Nada de japoneses tirando fotos de tudo nem de brasileiros falando alto (sim, nós somos escandalosos!).

Como em toda cidade italiana, tudo gira em torno da igreja principal, e é lá que fica uma das nossas cafeterias favoritas: o Caffe Terzi. Lugar ideal para tomar uma das várias variações de cafés inventadas pelos italianos: o expresso, cappuccino ou macchiato. O cafezinho acompanhado de um biscoito caseiro ou uma deliciosa fatia de bolo cai super bem no final da tarde.

Já na La Pasticceria Gollini você não pode deixar de experimentar a famosa torta barozzi, carro-chefe da pâtisserie e uma das sobremesas mais deliciosas que já provamos.

Produzido ainda hoje com a receita original de 1886, criada por Eugenio Gollini, é tipo um brownie só que muito melhor. Feita com chocolate escuro, amêndoas, amendoim, ovos, manteiga, açúcar e outros ingredientes “secretos”, ela é simplesmente única e se desmancha na boca.

Já para um almoço em uma trattoria típica a Trattoria Bolognese é o melhor local para provar pratos clássicos da culinária italiana.  Comandada por 3 senhoras, a experiência aqui é diferente de qualquer restaurante tradicional, já que são praticamente só elas que trabalham, sendo uma cozinha e duas nos salões. O espaço não é grande, então elas dão conta do recado, mas é um tal de grita pra cá, grita pra lá, que não tem como não se divertir com elas.

Para você ter uma ideia, nem cardápio existe na Trattoria Bolognese, os pratos são explicados pela senhora de acordo com o que foi preparado no dia. Tudo é preparado com afeto e carinho, com matéria-prima de qualidade. Nossa sugestão e prato predileto é o fettucine a bolognese, clássico e saboroso. Ah, vale dizer que se deixar comida no pratos, as senhoras fecham a cara. Tem que comer tudo!

vignola trattoria bolognese

E por fim, não deixe de tomar um sorvete no L’Artigiano, sorvete artesanal absolutamente incrível!

vignola

 

Caffe Terzi
Via Fontana, 1 - Vignola
+39 059 760090

La Pasticceria Gollini
Piazza Garibaldi, 1 - Vignola
+39 059 771079

Trattoria Bolognese
Via Ludovico Antonio, Muratori, 1 - Vignola
+39 059 771207

L'Artigiano 
Via N. Bruni, 166 - Vignola
+39 348 378 5685

Tire suas dúvidas

Entre em contato para mais informações sobre este destino