GO UP
Tutabel

Pousada Tutabel – O paraíso é logo ali

Na praia de Itapororoca, uma das mais tranquilas de Trancoso, a Pousada Tutabel é um paraíso pé-na-areia. Sua arquitetura luxuosa, à beira mar, oferece o máximo de exclusividade e conforto.

As manhãs na Pousada Tutabel têm uma luminosidade única. Ainda mais quando se chega à noite. Era por volta de 21h, quando tomamos a água-de-coco de boas vindas na recepção. Embora o jardim tropical que cerca os bangalôs estivesse iluminado, só no dia seguinte tivemos noção da paleta de cores que tingiria nossos dias naquele paraíso. 

Ao abrir as cortinas, todos os tons de verde. Caminhando pelo deck de madeira, em direção a casa principal, flores vermelhas, amarelas e alaranjadas. Ao fundo, o mar azulzinho, como uma pintura, sobre a faixa de areia branca reluzente. 

A Pousada Tutabel fica na Praia de Itapororoca, a 8 km do Quadrado (o centrinho de Trancoso). É uma praia quase deserta, com poucas casas além da pousada. A sensação é de paraíso pé-na-areia total, somada a uma estrutura que oferece o máximo de conforto, exclusividade e beleza. A arquitetura luxuosa se destaca com grandes estruturas em madeira e uma piscina vintage com saída para o mar. 

Mas antes de pisar no paraíso, prepare-se para um café-da-manhã de sonho. No salão em tons de azul, ouvindo o barulho do mar, você vai encontrar uma mesa linda de de frutas, sucos, iogurte, grãos e pães variados. Mas todos os dias tem uma novidade à la carte: um shot de suco de tangerina com acerola, espetinhos de queijo de coalho, macaxeira em cubinhos na manteiga, mini curau de milho. Um sabor surpreendente foi o do waffle de pão de queijo com melado de cana. E por aí vai. 

Petiscos na piscina

Em dois dias, não saímos da pousada para nada. Haviam bikes disponíveis para passeios, mas a vontade de ficar ao bel prazer, entre a praia e a piscina, venceu. O restaurante deles é delícia,  provamos pratos como o carpaccio de peixe e o risotto de camarões. Um detalhe legal é que, os petiscos de piscina, como lula à dorê, camarões empanados etc, têm um preço super ok. Soube que é da política da pousada, oferecer esse menu mais como um serviço para o hóspede.

O serviço, aliás, se destaca na estadia, com um staff simpático e preparado. Não por acaso, a Tutabel integra o grupo Almaa, que reúne outras pousadas de luxo, entre elas, a Pousada Literária, em Paraty (RJ), e o Solar do Império (solardoimperio,com.br), em Petrópolis (RJ), e a Trijunção, na divisa de Minas, Bahia e Goiás.  

Não posso deixar de falar da suíte Pitanga, com seus 60m², uma varanda imensa e aquela cama que é uma cura, enorme, com mosquiteiro de algodão, travesseiros e lençóis de fios egípcios, onde você dorme e acorda sonhando. Afinal, nada como abrir os olhos e descobrir que o paraíso é logo ali. 

www.tutabel.com.br

Curta @oscincosentidos

Uma caçadora de histórias e maravilhas. Jornalista, escritora, cantora, viajante, cozinheira , aprendiz de dança, sempre em busca da próxima descoberta que desperte os cinco sentidos: o sabor de um novo prato, drink ou vinho (paladar), uma massagem, mergulho ou algo assim relaxante (tato), uma terapia com óleos aromáticos, chás com especiarias ou aquele perfume inédito (olfato), o pôr do sol visto de um rooftop ou as vistas mais incríveis para o mar e as montanhas (visão), e ainda um concerto, show, som ou simplesmente o barulho das ondas, do vento ou dos pássaros (audição). Rosane Queiroz foi editora da revista Marie Claire e da revista de bordo da GOL. Escreve sobre comportamento, gastronomia, sustentabilidade, viagem e lifestyle em publicações como Viagem e Turismo, Vida Simples, Folha de São Paulo, entre outras, além de atuar em produção de conteúdo de texto para livros. É autora de "Musas e Músicas –A mulher por trás da canção" (ed. Tinta Negra), livro reportagem em que conta quem são as musas inspiradoras de canções da MPB com nomes femininos. Na coluna Os Cinco Sentidos, compartilha experiências colhidas em suas andanças e viagens, com os cinco sentidos bem abertos. Mantém o Instagram @oscincosentidos.