Home » Tentações de Toulouse – Uma autêntica brasserie para degustar os sabores do Sudoeste francês, com vista romântica para o rio Garonne

Tentações de Toulouse – Uma autêntica brasserie para degustar os sabores do Sudoeste francês, com vista romântica para o rio Garonne

França | abril 2017 |

Cassoulet, foie gras, magret de canard, ostras e outros frutos do mar… Com tantas iguarias reunidas numa só região, Toulouse convida a comer, beber e viver – sem culpa. Não importa se voltar da viagem com três quilos a mais (como foi o meu caso!). Terá valido a pena.

“La ville rose”, como é conhecida, pelos tons de suas fachadas de tijolos aparentes, a cidade convida a andar a pé pelas ruelas do centro antigo, entre cafés, bistrôs e brasseries. Na esquina da Pont Neuf, com vista romântica para o rio Garonne, a Brasserie Flo Les Beaux-Arts é um dos endereços mais apetitosos para conhecer a cozinha do Sudoeste, em um cenário Art Deco e Belle Epoque, com lustres de cristal e pratos regionais que impressionam na apresentação e no sabor.

Tem muito pato e muito ganso nos arredores de Toulouse, daí vem o confit de canard, ingrediente essencial para um autêntico cassoulet – a feijoada francesa, feita com feijão branco, que leva também carnes de porco, incluindo o famoso “saucisson de Toulouse”. Na entrada, o tradicional foie gras disputa com os fabulosos frutos do mar franceses, especialmente as ostras.

Responsável por cerca de 90% da produção européia desse molusco, a França cultiva ostras na costa do Mediterrâneo, na costa do Atlântico (região da Bretanha) e na costa do Canal da Mancha (Normandia). Tanto que a denominação “ostras” é regulamentada no país e elas são nomeadas e numeradas de acordo com seu peso, por número, em ordem decrescente – da nº5, com 30 a 45 gramas, passando pela n°3, de 66 à 85 (sob medida, nem tão grande nem pequena) à n°0, que pode chegar a 150 gramas!

O “Menu do Mar”, na Les Beaux-Arts, é um banquete: traz uma dúzia de ostras servidas entre porções de camarões graúdos, caranguejos, lagostas e lagostins dispostos em camadas, sobre gelo picado, de forma triunfal. Com um vinho branco gelado, é a prova de que a vida pode ser maravilhosa.

Some-se aos sabores a amabilidade dos toulosanos, que sabem receber com charme e simpatia. Com um sotaque levemente cantado, eles têm uma maneira única de responder ao nosso “Merci“, dizendo: “Avec plaisir!“. “Com prazer”, depois de tantas delícias, se revela a melhor tradução de Toulouse.

Vá lá: www.brasserielesbeauxarts.com

Curta @oscincosentidos no Instagram

Entre em Contato

Ligue para +55 11 3287 6886 ou deixe sua mensagem