Home » Thai Brasil – O autêntico restaurante tailandês de Paraty

Thai Brasil – O autêntico restaurante tailandês de Paraty

Brasil | dezembro 2017 |
restaurante tailandês de Paraty

Ambiente colorido, cozinha ao vivo e um aroma inconfundível fazem do Thai Brasil o autêntico restaurante tailandês de Paraty

O corredor colorido que leva ao salão do Thai Brasil parece um portal. Quem coloca os pés na única porta que dá acesso ao restaurante, no Centro Histórico de Paraty, é conduzido pelo perfume dos curries preparados na cozinha aberta, uma das atrações do lugar. Desde que abriu as portas, em 2000, o Thai é sinônimo de boa comida e alto astral. Nunca me esqueci da primeira vez que passei em frente ao restaurante, ainda no primeiro endereço, um sobrado perto da igreja de Santa Rita (o cartão-postal da cidade). Eram três portas largas, cada uma delas com cortinas de contas multicoloridas, esvoaçantes, embaladas pelo som de chorinho ao vivo e o aroma exótico que saltava das woks, num tempo em que a comida tailandesa ainda era novidade no Brasil, quanto mais em Paraty. Impossível não entrar.

restaurante tailandês de Paraty

Foi assim que conheci a chef, a alemã Marina Schlaghaufer, que decidiu colocar em prática as receitas aprendidas em várias viagens à Tailândia. Mas não só. Desde sempre, os pratos são apresentados de maneira surpreendente, servidos sobre folha de bananeira e enfeitados com flores, muitas delas cultivadas e colhidas pela própria Marina, assim como as ervas que ela planta no seu sítio e no jardim interno do restaurante. Manjericão tailandês, folhas de limão kaffir, capim-cidreira, gengibre, entre outras especiarias, garantem o sabor autêntico do Thai Brasil.

Mesmo mudando de endereço, o ambiente é inconfundível: lá estão as cortinas brilhantes, velas, plantas, bolas de árvore de Natal (o ano inteiro!), flores e mesas temáticas que Marina customiza com pintura. Tem mesa melancia, banana, bambu, girafa, pavão… Tanto que outros tailandeses surgem na cidade, mas o Thai Brasil segue sendo único, com suas paredes ilustradas e pratos que nunca saem do cardápio, como o Curry Vermelho de Abacaxi, com camarão ao leite-de-coco e pedaços da fruta, servido no próprio abacaxi cortado ao meio, com arroz de jasmim.

restaurante tailandês de Paraty

Nos últimos tempos, a Salada de Papaya Verde com camarão seco, cenoura, amendoim e coentro, é a campeã das entradas. Gosta de cebola roxa? Tente a Salada de Frutos do Mar, com broto de feijão, cebola, nirá e coentro. O clássico Pad Thai, receita de talharim de arroz com camarão e legumes, reina entre os pratos principais, ao lado do Massmun, curry de filé mignon com amendoim, e dos curries amarelos, verdes e vermelhos, em diversas versões, inclusive vegetarianas. A Sopa de Frutos do Mar, com camarões, lulas, mariscos e mexilhões, também é o que há!

restaurante tailandês de Paraty

Antes do banquete, não deixe de provar um dos drinks exóticos como o Cai Tai, com lichia, limão e cachaça, ou uma das caipirinhas de frutas da estação, como a de tangerina ou limão-cravo. Tudo isso embalado por um belo serviço e pela simpatia de Marina e de sua filha Christina, que hoje se divide com a mãe na administração do restaurante. Quase sempre por perto, também a menina Mali, neta de Marina, de olho no balcão, assistindo a divertida dança das panelas e saboreando o ambiente.

restaurante tailandês de Paraty

Vá lá:

Thai Brasil
Rua Tenente Francisco Antonio, 308 A, Centro Histórico, Paraty -RJ
Tel: 24 -3371-2760
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 18h às 24h (somente jantar)

Entre em Contato

Ligue para +55 11 3287 6886 ou deixe sua mensagem