GO UP
restaurante tailandês de Paraty

Thai Brasil – O autêntico restaurante tailandês de Paraty

Ambiente colorido, cozinha ao vivo e um aroma inconfundível fazem do Thai Brasil o autêntico restaurante tailandês de Paraty

O corredor colorido que leva ao salão do Thai Brasil parece um portal. Quem coloca os pés na única porta que dá acesso ao restaurante, no Centro Histórico de Paraty, é conduzido pelo perfume dos curries preparados na cozinha aberta, uma das atrações do lugar. Desde que abriu as portas, em 2000, o Thai é sinônimo de boa comida e alto astral. Nunca me esqueci da primeira vez que passei em frente ao restaurante, ainda no primeiro endereço, um sobrado perto da igreja de Santa Rita (o cartão-postal da cidade). Eram três portas largas, cada uma delas com cortinas de contas multicoloridas, esvoaçantes, embaladas pelo som de chorinho ao vivo e o aroma exótico que saltava das woks, num tempo em que a comida tailandesa ainda era novidade no Brasil, quanto mais em Paraty. Impossível não entrar.

restaurante tailandês de Paraty

Foi assim que conheci a chef, a alemã Marina Schlaghaufer, que decidiu colocar em prática as receitas aprendidas em várias viagens à Tailândia. Mas não só. Desde sempre, os pratos são apresentados de maneira surpreendente, servidos sobre folha de bananeira e enfeitados com flores, muitas delas cultivadas e colhidas pela própria Marina, assim como as ervas que ela planta no seu sítio e no jardim interno do restaurante. Manjericão tailandês, folhas de limão kaffir, capim-cidreira, gengibre, entre outras especiarias, garantem o sabor autêntico do Thai Brasil.

Mesmo mudando de endereço, o ambiente é inconfundível: lá estão as cortinas brilhantes, velas, plantas, bolas de árvore de Natal (o ano inteiro!), flores e mesas temáticas que Marina customiza com pintura. Tem mesa melancia, banana, bambu, girafa, pavão… Tanto que outros tailandeses surgem na cidade, mas o Thai Brasil segue sendo único, com suas paredes ilustradas e pratos que nunca saem do cardápio, como o Curry Vermelho de Abacaxi, com camarão ao leite-de-coco e pedaços da fruta, servido no próprio abacaxi cortado ao meio, com arroz de jasmim.

restaurante tailandês de Paraty

Nos últimos tempos, a Salada de Papaya Verde com camarão seco, cenoura, amendoim e coentro, é a campeã das entradas. Gosta de cebola roxa? Tente a Salada de Frutos do Mar, com broto de feijão, cebola, nirá e coentro. O clássico Pad Thai, receita de talharim de arroz com camarão e legumes, reina entre os pratos principais, ao lado do Massmun, curry de filé mignon com amendoim, e dos curries amarelos, verdes e vermelhos, em diversas versões, inclusive vegetarianas. A Sopa de Frutos do Mar, com camarões, lulas, mariscos e mexilhões, também é o que há!

restaurante tailandês de Paraty

Antes do banquete, não deixe de provar um dos drinks exóticos como o Cai Tai, com lichia, limão e cachaça, ou uma das caipirinhas de frutas da estação, como a de tangerina ou limão-cravo. Tudo isso embalado por um belo serviço e pela simpatia de Marina e de sua filha Christina, que hoje se divide com a mãe na administração do restaurante. Quase sempre por perto, também a menina Mali, neta de Marina, de olho no balcão, assistindo a divertida dança das panelas e saboreando o ambiente.

restaurante tailandês de Paraty

Vá lá:

Thai Brasil
Rua Tenente Francisco Antonio, 308 A, Centro Histórico, Paraty -RJ
Tel: 24 -3371-2760
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 18h às 24h (somente jantar)

Uma caçadora de histórias e maravilhas. Jornalista, escritora, cantora, viajante, cozinheira , aprendiz de dança, sempre em busca da próxima descoberta que desperte os cinco sentidos: o sabor de um novo prato, drink ou vinho (paladar), uma massagem, mergulho ou algo assim relaxante (tato), uma terapia com óleos aromáticos, chás com especiarias ou aquele perfume inédito (olfato), o pôr do sol visto de um rooftop ou as vistas mais incríveis para o mar e as montanhas (visão), e ainda um concerto, show, som ou simplesmente o barulho das ondas, do vento ou dos pássaros (audição). Rosane Queiroz foi editora da revista Marie Claire e da revista de bordo da GOL. Escreve sobre comportamento, gastronomia, sustentabilidade, viagem e lifestyle em publicações como Viagem e Turismo, Vida Simples, Folha de São Paulo, entre outras, além de atuar em produção de conteúdo de texto para livros. É autora de "Musas e Músicas –A mulher por trás da canção" (ed. Tinta Negra), livro reportagem em que conta quem são as musas inspiradoras de canções da MPB com nomes femininos. Na coluna Os Cinco Sentidos, compartilha experiências colhidas em suas andanças e viagens, com os cinco sentidos bem abertos. Mantém o Instagram @oscincosentidos.

Leave a Reply