Home » Todo o encanto e as curiosidades da cidade mais austral do mundo

Todo o encanto e as curiosidades da cidade mais austral do mundo

Argentina | dezembro 2014 |

Fomos conhecer a cidade de Ushuaia, na Patagônia Argentina, e nos encantamos. Aos aventureiros e curiosos, é um must go. Tanto no verão como no inverno, oferece incontáveis atividades. E não precisa ter medo do frio, pois por mais austral que a cidade seja, a temperatura em Ushuaia não é tão gelada quanto parece.

Também conhecida como “Tierra Del Fuego” e “Fin Del Mondo”, Ushuaia – na Patagônia, Argentina – é a cidade mais austral do mundo e um destino fantástico tanto no verão quanto no inverno. Então arrume a sua mala e vamos embora!

temperatura-em-ushuaia-argentina

Habitada por povos indígenas desde cerca de onze mil anos atrás, a Terra do Fogo tem uma história curiosa.  É apenas no início do século XX que Ushuaia de fato começa a se desenvolver. A construção de um enorme presídio, iniciado em 1902 e ampliado várias vezes ao longo das décadas seguintes, destinado a receber condenados de todo o país trouxe melhorias na infra estrutura urbana, como a instalação da iluminação elétrica, de uma rede de telefonia, a criação de novos estabelecimentos comerciais e por aí vai.

temperatura-em-ushuaia-argentina

O presídio foi extinto em1947, mas a cidade continuou crescendo lentamente. É engraçado como todo habitante de Ushuaia – tanto os “fueguinos”, nascidos lá, como os imigrantes – se interessam pela história da cidade e tem orgulho em contar sobre sua vida pessoal e as mudanças que viveram com o passar dos anos. Daniel, que nos levou para fazer o passeio de helicóptero pela região, contou que em 1968, a população era de apenas 5.000 habitantes; atualmente esse número já ultrapassa os 70.000. Nascido e crescido na Terra do Fogo, Daniel viu a cidade se desenvolver e ir conquistando aos poucos turistas de todo o mundo.

temperatura-em-ushuaia-argentina

Além dos visitantes brasileiros, Ushuaia também recebe gente de todo o mundo: alemães, franceses, portugueses e os próprios argentinos, só para citar alguns. Além da simpatia da população local, outro fator que atrai ainda mais turistas para a região é a paisagem montanhosa da “Tierra Del Fuego”. São muitas opções de atrações e passeios: no verão, as principais são navegar pelo canal Beagle, caminhar pelo Parque Nacional e fazer trilhas off-road (tanto a pé como de moto ou Defender). Já no inverno, a estação de esqui Cerro Castor (26 km de Ushuaia) vira o atrativo principal. Sem contar os monumentos, edifícios históricos e museus que sem dúvidas são dignos de uma visita.

temperatura-em-ushuaia-argentina

Em virtude de sua localização, é claro que a temperatura em Ushuaia é baixa: a cidade tem uma média anual de 6 C. Na primavera/verão (Outubro-Março) gira em torno de 5 a 15 C e no outono/inverno (Abril-Setembro), pode chegar até -10 C. Mas o que faz você sentir mesmo o frio, além das temperaturas, é o forte vento, típico na região. Apesar de ser um destino para praticar esportes de inverno, a alta temporada na região é o verão, quando as temperaturas são mais amenas e os passeios ao ar livre são mais agradáveis. Além do mais, no verão os dias têm mais horas de sol, podendo chegar a mais de 17 horas nos dias mais longos do ano (Dezembro). Os cruzeiros com destino à Antártica também partem nessa época do ano. Agora, se você quer ver pingüins em Ushuaia, viaje entre Outubro e Abril, período em que eles podem ser vistos por lá.

temperatura-em-ushuaia-argentina

Para conseguir fazer tudo isso são necessários no mínimo 5 noites na cidade. Mas se o tempo é curto e mesmo assim você quer conhecer Ushuaia, não se preocupe, em 3 dias você consegue ter um bom panorama da “Tierra Del Fuego”. Se precisar de ajuda na programação, conte com o Original Miles!

Informações úteis

País: Argentina Cidade: Ushuaia Imperdível porque: é a cidade mais austral do mundo e tem inúmeras atividades, atrações e passeios interessantes Como chegar: vôos diários de Buenos Aires com a Aerolíneas Argentinas (duração 3h) Curiosidade: o dia mais longo em Ushuaia é 21 de Dezembro, quando o sol nasce por volta das 2:30 e se põe as 23:30 – imagina só 3 horas de noite, que loucura!   Confira outros destinos que nós amamos: O que fazer em Buenos Aires, Argentina e a fascinante cidade de Alberobello, na Itália.

Entre em Contato

Ligue para +55 11 3287 6886 ou deixe sua mensagem