Home » 7 curiosidades sobre o Teatro Municipal

7 curiosidades sobre o Teatro Municipal

Brasil | março 2016 |

Teatro Municipal de São Paulo, é um marco da arquitetura paulistana. Com projeto do arquiteto Ramos de Azevedo, o Teatro foi inaugurado em 1911 e integrou São Paulo no roteiro internacional dos grandes espetáculos.

Com influência da Ópera de Paris, a construção foi considerada muito arrojada para época. Sua arquitetura exterior tem traços renascentistas barrocos do século XVII. E em seu interior, muitas obras de arte: bustos, bronzes, medalhões, paredes decoradas, cristais, colunas neoclássicas, vitrais, mosaicos e mármores garantem um banquete para os olhos do espectador mais atento.

Não tem como passar pelo centro e não ver essa maravilha, não é mesmo? E se você também integra a lista dos apaixonados pelo Teatro Municipal, aqui vai uma listinha com 7 curiosidades sobre o local que você não conhece.

  • O lustre da sala de concertos tem 7 mil cristais, 220 lâmpadas e pesa 1,5 tonelada.

teatro municipal de são paulo

  • O Órgão na lateral do palco te, 5.827 tubos.

teatro municipal de são paulo

  • O Salão dos Arcos, localizado no subsolo do Teatro, está 1,4m abaixo do nível da rua.

teatro municipal de são paulo

  • São 6 esculturas de bronze na fachada principal do Teatro, sendo os dois grupos escultóricos principais intitulados “A música” e “O drama”. Também na fachada principal há duas esculturas de Atlantes em arenito. Quatro bustos de mármore branco distribuídos nas fachadas laterais representam as seguintes musas gregas: Euterpe (poesia lírica e música), Thalia (comédia), Melpoméne (tragédia) e Terpsichore (dança).

teatro municipal de são paulo

  • O elevador do fosso, onde fica a orquestra, consegue suportar 1 tonelada.

teatro municipal de são paulo

  • A cúpula localizada no telhado, tem exatamente as mesas dimensões do palco: 476m2 e um raio de aproximadamente 12m. O espaço é reservado para ensaios.

teatro municipal de são paulo

  • Em 1911, o sistema de divisão da plateia do Teatro dividia-se em 3 ordens: primeira ordem, ocupava plateia, frisas, camarotes do proscênio e balcão nobre; segunda ordem, balcão do foyer; terceira ordem, balcão simples, galeria e anfiteatro.

teatro municipal de são paulo

Entre em Contato

Ligue para +55 11 3287 6886 ou deixe sua mensagem