Home » Stilton – O rei dos Blue Cheese

Stilton – O rei dos Blue Cheese

Inglaterra | abril 2016 |

Aproveitar a viagem para conhecer a gastronomia local é uma maneira de aprender a apreciar novos sabores e ter conhecimento do que se produz na região.

Um dos alimentos mais comuns produzidos em todo o mundo é o queijo. Muito nutritivo, normalmente com alto teor de gordura é rico em proteínas, cálcio e fosforo. É vasta a lista de queijos produzidos mundo afora a partir do leite de diversos mamíferos. Com o acréscimo de diferentes espécies de bactérias e fungos, a lista de tipos de queijos aumenta. Cada variedade apresenta uma característica diferente, com forma própria, sabores e odores específicos, de acordo com seu envelhecimento e tratamento.

Um dos queijos mais famosos e apreciados no mundo é o Blue Cheese. Produzido com fungos desenvolvidos durante o processo de amadurecimento do queijo e também seguindo a tradição de cada região. Os mais populares são os produzidos na Itália – o GORGONZOLA – e na França – o ROQUEFORT.

O mundo dos produtores do Blue Cheese é cheio de diversidade de cores, sabores, formas e odores. Na Espanha temos o Cabrales, na Irlanda o Cashel Blue, nos Estados Unidos o Maytag Blue e o Point Reyes Blue, na Dinamarca o Danish Blue, na Austrália o Roaring Forties e na Inglaterra um dos meus preferidos – o Stilton.

blue cheese - stilton-2

Quando estiver na Inglaterra aproveite a oportunidade para saborear um dos mais preciosos queijos ingleses – o Stilton. É produzido em duas variedades, o Stilton Blue e o Stilton White, ambos com veias azuis/verdes e sabores picantes e doces. É considerado o rei dos queijos ingleses e atualmente somente 7 produtores tem autorização para produzi-lo, em três regiões exclusivas – Derbyshire, Leicestershire e Nottinghamshire, seguindo rigorosas regras de produção PDO, parecido com o que conhecemos de DOC (di origine controllata).

O modo mais comum de consumi-lo na Grã-Bretanha é combinado ao Vinho do Porto jovem, como o Madera ou o Sherry. A tradição inglesa diz para se cortar um anel da forma do queijo, cavar um buraco no centro para derramar um pouco do vinho doce escolhido. Com uma colher se degusta este delicioso queijo de sabor forte banhado no vinho.

blue cheese - stilton

Nos dias de hoje existem outras maneiras para se deliciar com este queijo de sabor intenso e inconfundível. Simplesmente acompanhado de uma salada verde, frutas secas e crackers ou até mesmo como top de carnes grelhadas e hambúrgueres.

Já estou com água na boca! Pena que por ser um queijo de produção limitada não é muito fácil de se encontrar.

Aproveite para experimenta-lo quando estiver na Inglaterra. Nessa loja você não deve ter dificuldades para achar! Com certeza esses sabores farão parte da sua memoria!

Entre em Contato

Ligue para +55 11 3287 6886 ou deixe sua mensagem