GO UP

Silo Forneria & Bar reinventa o “forno a lenha”

Expressões como “forno a lenha” e “grelhados na brasa” sempre dão água na boca, lembrando uma proposta rústica de comida saborosa, feita sem pressa, a fogo lento. Pois no Silo Forneria & Bar, a novidade mais quente da Vila Nova Conceição, as comidinhas de forno ganham outra dimensão. Aberta em março, a casa tem ambiente contemporâneo e cardápio assinado pelo chef francês Marc Le Dantec, o mesmo do vizinho restaurante Figo, ambos comandados pela empresária Fernanda La Regina, que vem colocando uma boa lenha na fogueira gastronômica paulistana.

O salão de pé direito duplo, com estrutura metálica e paredes de tijolos aparentes, traz uma atmosfera moderna ao conceito de forneria, aquecida pelo fogo à vista e a iluminação sob medida, que tornam o ambiente aconchegante. O destaque do menu fica por conta dos pratos que saem fumegantes do forno a lenha – que ressalta o sabor dos alimentos – e servidos em panelinhas de ferro, em clima retrô-chic.

forneria silo-2

É o caso de entradas e petiscos como a Bruschetta de queijo azul, mel, castanhas e minirrúcula e da Linguiça de cordeiro grelhada com tomate cereja com molho de mel e mostarda. Não poderiam faltar as pizzas, claro, em versão “pizzetes”, que chegam à mesa em tábuas de madeira, como a de Espinafre, cogumelos, brie e presunto cru, e Ricota, tomates, rúcula e azeitonas. E há ainda os pratos principais, como o Peixe fresco do dia (grelhado) sobre arroz à espanhola, com tomate, alho e pimentão.

forneria silo-1

O bar, grandioso, sugere coquetéis clássicos como Dry Martini, Cosmopolitan, Negroni, Gin Tônica e Bloody Mary. A carta de vinhos, enxuta, oferece 20 rótulos – entre espumantes, brancos e tintos e opções em pequenas garrafas de 375 ml e 187 ml –eleitos para harmonizar com o menu a lenha. Ao lado do bar, fica o forno e, no fundo do salão, a cozinha, com duas amplas janelas, que permitem acompanhar a movimentação da simpática trupe da casa –o que sempre traz ao ambiente um calor especial. 

forneria silo-3

Deu água na boca? Voilá:

Silo Forneria & Bar
Endereço: R. Diogo Jácome, 360 – V. Nova Conceição
Telefone: (11) 3044-7323 
www.silobareforneria.com.br

Veja mais dicas de restaurantes em São Paulo aqui.

Uma caçadora de histórias e maravilhas. Jornalista, escritora, cantora, viajante, cozinheira , aprendiz de dança, sempre em busca da próxima descoberta que desperte os cinco sentidos: o sabor de um novo prato, drink ou vinho (paladar), uma massagem, mergulho ou algo assim relaxante (tato), uma terapia com óleos aromáticos, chás com especiarias ou aquele perfume inédito (olfato), o pôr do sol visto de um rooftop ou as vistas mais incríveis para o mar e as montanhas (visão), e ainda um concerto, show, som ou simplesmente o barulho das ondas, do vento ou dos pássaros (audição). Rosane Queiroz foi editora da revista Marie Claire e da revista de bordo da GOL. Escreve sobre comportamento, gastronomia, sustentabilidade, viagem e lifestyle em publicações como Viagem e Turismo, Vida Simples, Folha de São Paulo, entre outras, além de atuar em produção de conteúdo de texto para livros. É autora de "Musas e Músicas –A mulher por trás da canção" (ed. Tinta Negra), livro reportagem em que conta quem são as musas inspiradoras de canções da MPB com nomes femininos. Na coluna Os Cinco Sentidos, compartilha experiências colhidas em suas andanças e viagens, com os cinco sentidos bem abertos. Mantém o Instagram @oscincosentidos.

Leave a Reply