Home » Sicília – mangia che te fa bene – Part I

Sicília – mangia che te fa bene – Part I

Europa | setembro 2019 |

A maior ilha do mediterrâneo abriga história, belas paisagens e para os amantes de refeições advindas do mar, imprescindível parada

Sicília, ou “pé da bota” como é coloquialmente intitulada, tem a cidade de Palermo como capital, sendo essa, uma das duas possíveis vias de acesso aérea à ilha, e Catania, do lado leste, sendo a outra.

Palermo

            A cidade tem demasiadas riquezas culturais e dificuldades para circular de carro, andar a pé é sua melhor solução para transitar no território disputado por gregos e fenícios no século 5 aC. Solo europeu esse, ainda que muito próximo à África. Palermo passou sob o poder romano, bizantino, árabe, normando até que italiano, como o conhecemos. A trajetória história foi longa, mas deixou pluralidade de patrimônios a serem visitados; como a opulente Piazza Pretoria, o Quattro Canti e sua muitas igrejas próximas (Chiesa Santa Maria dell’ Ammiraglio, Chiesa Capitolare di San Cataldo, Chiesa di Santa Caterina).

            Caso a intenção seja permanecer no tour de igrejas vá a Cattedrale di Palermo, cujos traços arquitetônicos são do período romano, ou altere o trajeto para o Palazzo dei Normanni (ou Palácio Real), da época de dominação normando, aonde hoje a Assembléia Regional da Sicília se encontra.

            Em vias de processar todas as imagens e assimilar de que época pertenciam, nada melhor do que uma boa refeição no Buatta Cucina, com uma boa pasta e vinho; lembrando que o cannoli é da Sicília e uma parada na Pasticceria Costa pode ser estratégia.

Isla de Ortigia

            Ao completo extremo leste da ilha, próximo de Siracusa está a pequena e simpatissíma ilha de Ortigia. O Duomo di Siracura é um dos mais belos que já vi, além de estar em uma praça imersa em sob uma constante da mesma pedra, nas paredes e no chão – me remeteu a Ostuni, na Puglia, intitulada de città bianca, mas ainda mais bonita. Nessa mesma praça está a chiesa di Santa Lucia alla Badia, não deixe de entrar nela, pois há um Caravaggio que ele pintou, em menos de um mês, dentro dos seus últimos três anos de vida. Uma pausa na história pode ocorrer logo alí, no restaurante Regina Lucia, ótima opção para um jantar a dois, em um ambiente mais intimista. Outra boníssima pedida é o Peperosa, em uma pequena paralela do boulevard de lojas, aonde comi o único arancini nero que já encontrei e um belo spaghetti alle vongole – boas lembranças. Outra área muito agradável da ilha, fica mais sul, próximo da Fonte Aretusa ou do Castello Maniace; a cor da água é outro ponto alto; molto bella.

Endereços
 
Palermo
 
Buatta Cucina  
 Via Vittorio Emanuele, 176, 90133 Palermo PA, Italy
Pasticceria Costa 
 Via Maqueda, 174, 90133 Palermo PA, Italy
 
City sightseeing:
 - Piazza Pretoria 
 - Quattro Canti
 - Chiesa Santa Maria dell’ Ammiraglio
 - Chiesa Capitolare di San Cataldo
 - Chiesa di Santa Caterina
 - Cattedrale di Palermo
 - Palazzo dei Normanni

 Isla de Ortigia 

 Regina Lucia 
 Piazza Duomo, 6, 96100 Siracusa SR, Italy
 Peperosa
 Ronco II Bottai, 96100 Siracusa SR, Italy

 City sightseeing:
 - Duomo di Siracura
 - Chiesa di Santa Lucia alla Badia
 - Fonte Aretusa 
 - Castello Maniace

Entre em Contato

Ligue para +55 11 3287 6886 ou deixe sua mensagem