Home » Segredos da Praia do Espelho

Segredos da Praia do Espelho

Brasil | fevereiro 2020 |

Das delícias de se hospedar na Pousada Brisas do Espelho, entre outras dicas espertas para aproveitar esse pedaço de paraíso no Sul da Bahia

Sempre que posso, eu volto a essa praia para me “olhar no espelho”. Os espelhos d’água que se formam na maré baixa dão sentido ao nome: Praia do Espelho. É um cenário mágico, de areia branca e mar esmeralda, cercado por grandes falésias. 

Para quem vai a Arraial D’Ajuda ou Trancoso, não tem como não dar um pulo até a Praia do Espelho. Tudo bem que são 26 quilômetros de estrada de terra de Trancoso até lá. Mas o que importa se o destino é um pedaço de paraíso?

Onde se hospedar na Praia do Espelho

Eu sempre me hospedo na Pousada Brisas do Espelho . Um diferencial da pousada é que ela fica dentro do Condomínio Outeiro das Brisas, que também abriga um hotel e um famoso campo de golfe. Há uma guarita na entrada.

No alto da falésia, o cenário de casinhas coloridas recria o Quadrado de Trancoso em tons ainda mais vivos. O casarão branco da Pousada Brisas do Espelho chama a atenção no final da rua, com sua arquitetura moderna de linhas retas, pé direito alto e amplos espaços. 

São apenas 19 suítes super confortáveis. Os quartos são todos branquinhos, com rede na varanda, mosquiteiro generoso e vista para o jardim que emoldura a piscina. 

Pela localização privilegiada, nos domínios do condomínio, o acesso a Praia (a cerca de 300 metros) também é mais exclusivo. Você pode descer e subir a ruazinha que leva a praia, ou ficar na piscina, depois descer de novo, numa boa. Essa facilidade faz a diferença pois  há excursões que costumam chegar às 10h e sair por volta de 14h30. Se quer pegar a praia mais vazia, melhor ir cedinho ou no período da tarde. E no resto do tempo curtir a piscina da pousada. 

Prepare-se para um café da manhã show –e slow motion –não apenas porque você está na Bahia, mas para poder aproveitar todas as delícias da estadia. No amplo salão, há um bufê com sucos tropicais e diversos pães e bolos preparados ali mesmo. 

O restaurante da Pousada Brisas do Espelho tem um tentador menu de frutos do mar, incluindo uma moqueca maravilhosa. Na piscina, a burrata é uma boa pedida, com muito azeite e manjericão, para acompanhar aquela gin tônica no capricho. 

Vale lembrar que o destino é (quase) deserto fora de temporada. Na praia, há dezenas de bares e restaurantes, um ao lado do outro. O chato é que boa parte deles cobra consumação em troca de uma espreguiçadeira ao sol. Se der vontade de um docinho, repare nos ambulantes. É bem provável cruzar com o Lincoln, personagem local que vende brigadeiro e beijinho de coco com banana da terra, com direito a uma performance bem-humorada. Vale provar. 

No condomínio, se quiser dar um rolê e tomar um Nespresso, vá até o Empório, misto de café e mercearia. À noite, na rua principal há apenas a Pizzaria do Darlei (@pizzariadodarlei), com três ou quatro sabores (todos do mesmo preço), além do Bistrô do Oswaldo (@bistrodooswaldo), com opções de massas e frutos do mar e uma bela adega. 

Como chegar a Praia do Espelho

Alugar um carro na região costuma ser um bom negócio, pois as distâncias são curtas e os transfers costumam ser caros. Partindo de Arraial, são 54 km de distância. De Trancoso, 26 km. Caso opte pelo transfer, mas sempre vale chorar um pouco o preço. Anote o whatsapp de dois motoristas de confiança que foram ótimos com a gente: 

Júnior Taxi: 73-9957-1999

Pedro Galante: 73-9937-3820

Entre em Contato

Ligue para +55 11 3287 6886 ou deixe sua mensagem