Home » A história e a beleza de São Miguel dos Milagres

A história e a beleza de São Miguel dos Milagres

Brasil | julho 2015 |
sao miguel dos milagres

Quando se pensa em Brasil, inúmeras imagens surgem em nossa mente desde carnaval, cores, sabores, festa e natureza, à megalópole, violência, trânsito e pobreza. Palavras muitas vezes contrastantes entre si, mas que fazem parte da realidade do brasileiro. A nossa terrinha é imensa e esconde muitas belezas que só os mais curiosos conhecem, como o vilarejo de São Miguel dos Milagres.

São Miguel dos Milagres é um dos mais antigos povoados de Alagoas. A colonização começou durante a invasão holandesa, quando moradores de Porto Calvo fugiram à procura de um abrigo onde pudessem observar o movimento dos invasores que utilizavam o rio Manguaba para chegar ao interior.
Mas o nome veio depois e tem um motivo: um pescador encontrou na praia uma peça de madeira coberta por musgos e algas e passou a usá-la nos serviços domésticos. Ao limpar a peça, o pescador descobriu que era a estátua de São Miguel Arcanjo, ficando curado de um grande problema de saúde. A notícia se espalhou e o lugar ficou conhecido como São Miguel dos Milagres.

Por algum tempo, o povoado liderou o comércio açucareiro e chegou a ser o maior produtor de coco, quando ainda pertencia a Porto de Pedras. Em 1864, foi elevado à vila. Em 1960, foi obtida, finalmente a emancipação.

sao_miguel_dos_milagres_low1

São Miguel dos Milagres fica a 106 km de Maceió e tem quatro praias, nas quais se divide uma população de aproximadamente seis mil habitantes. As praias de areia fina e clara, o mar azul-esverdeado, as piscinas naturais e os recifes de corais são o atrativo de Milagres. Um lugar onde a tranquilidade e o bem-estar são garantidos.

Na última década esse pequeno pedaço de terra alagoana vem evoluindo e atraindo os olhos de estrangeiros que se encantam com a natureza e a calmaria do povoado. Alguns acabam ficando por lá e constroem o seu cantinho com quartos para alugar, o que nós chamamos de “Pousada”. Outros são brasileiros mesmo que veem o potencial turístico de Milagres e apostam na região. Por isso o número de pousadas vem aumentando a cada ano, o que atrai muitos turistas, tanto do Brasil como do exterior. E os motivos são claros:

Manguezais, rios e um vasto coqueiral completam o cenário, além, é claro, da comunidade de pescadores. Sem contar a fantástica culinária, muito rica em frutos do mar de um modo geral, como aratu, caranguejo, lagostins e polvo. Cada pousada tem um estilo próprio, com restaurantes maravilhosos, onde a gastronomia é um reflexo desse mix de culturas que fazem de Milagres um lugar único.

É lá, também, que um simples passeio de jangada pode render boas surpresas, já que o passeio não se limita apenas ao mar. Entrando nas águas doces do Rio Tatuamunha é possível dar de cara com um imenso peixe-boi nadando nos manguezais.

Se você quer relaxar, se desligar do mundo e do caos da metrópole, ler um livro sentindo a brisa do mar e dar um mergulho nas águas calmas e esverdeadas do litoral alagoano, corra para São Miguel dos Milagres!

pousada_xue_milagres_low13

pousada_xue_milagres_low12

Destinos Recomendados


Ofertas Especiais


No post found