Home » Curiosidades sobre o Salar do Atacama

Curiosidades sobre o Salar do Atacama

Chile | setembro 2015 |

O Deserto do Atacama é um destino imperdível para os amantes de aventura, natureza e bem-estar. Localizado no norte do Chile até a fronteira com o Peru, este é o mais alto e mais árido deserto do mundo. O aeroporto mais próximo da cidade de San Pedro de Atacama, o maior vilarejo da região, fica em Calama, há cerca de 100km.

A paisagem do aeroporto até San Pedro é de cair os queixos. Uma imensidão que parece não ter fim… Pelas janelas avista-se o céu azul com o sol radiante durante o dia ou repleto de estrelas pela noite, com as altíssimas montanhas que se perdem no horizonte ao fundo. Reserve pelo menos três noites para fazer os passeios mais marcantes no Deserto do Atacama, entre eles conhecer o Salar do Atacama.

O Salar do Atacama é um deserto de sal com cerca de 3000km², localizado 55km ao sul da cidade de San Pedro de Atacama. Ele se encontra em uma depressão formada de um lado pela Cordilheira dos Andes e do outro, a Cordilheira de Domeyko.

salar_de_atacama_chile_originalmiles8

Como se formou o Salar do Atacama?

Durante anos, na parte central seca coberta por uma camada de material vulcânico, formou-se um depósito de sais que em alguns pontos chegam a 1.450m de profundidade. Este depósito de sal se formou pela precipitação de sais e minerais arrastados das montanhas pela água que corre pelas Cordilheiras até a depressão.

Em tempos passados, quando havia mais humidade, a água das extensas lagoas superficiais que se formavam evaporava deixando o sal no fundo. Em períodos mais secos, como o atual, estes sais se cristalizam na superfície devido à evaporação das salmouras existentes no centro do Salar do Atacama.

salar_de_atacama_chile_originalmiles4

Aqui você também terá a chance de ver flamingos e outras espécies de aves – por mais que seja de binóculos. Venha no final do dia e desfrute desta fascinante paisagem, com um pôr do sol, literalmente, brilhante… O céu azul aos poucos vai se tornando amarelo, laranja, vermelho, e as montanhas vão pegando as mesmas cores, variando de um tom alaranjado para o avermelhado. É difícil descrever em palavras o que somente os olhos conseguem ver. Vale a pena a visita!

Destinos Recomendados


Ofertas Especiais


No post found