Home » Sabores de Santiago: Onde provar os fantásticos frutos do mar do Pacífico

Sabores de Santiago: Onde provar os fantásticos frutos do mar do Pacífico

Chile | maio 2016 |

Os frutos do mar do Chile são “exquisitos”. E cabe aqui o duplo sentido da palavra: saboroso, em espanhol, e estranho, em português. As águas geladas do Pacífico, afinal, produzem frutos do mar gigantescos, fantásticos no tamanho e sensacionais no sabor. Nada que se pareça com os também deliciosos camarões e mariscos do Atlântico –daí a delícia que é degustar essas novidades nos restaurantes em Santiago.

Vale guardar uma manhã para percorrer o Mercado Central e ver de perto as centollas (caranguejos graúdos e imensos da Patagônia), os locos (moluscos redondos e carnudos) e as machas (um tipo de marisco também gigante). Ali, todos os caminhos levam ao tradicional restaurante Donde Augusto?, no miolo do mercado. Com mesinhas movimentadas e disputadas, essa marisqueria é um lugar descontraído para almoçar sem pressa, experimentando as iguarias frescas, vindas direto das bancas.

restaurantes-santiago-Donde Agusto

Outro endereço para se atirar nos frutos do mar é o restaurante Azul Profundo, no bairro boêmio Bellavista. A decoração intimista reproduz o interior de antigos navios e submarinos, com muita madeira, redes e escotilhas. Foi lá que provei as famosas Machas à la Parmesana, assadas e gratinadas com parmesão e um toque de limão. Já no contemporâneo De Cangrejo a Conejo, no bairro Providência, o menu se abre em receitas elaboradas –do carpaccio de atum ao trio de ceviches, passando pelo arroz de camarões, é o lugar para aquele jantar especial regado a um bom vinho chileno.

Machas a la parmesana

Machas a la parmesana

Só não embarque de volta sem provar o típico Caldillo de Congrio. Típico do Pacífico, o peixe mais feio do mundo tem a carne branquíssima e dá o caldo mais gostoso, com um toque de merkén, tempero típico que faz a diferença. A receita ganhou até um poema de Pablo Neruda, que se derrete em sua “Ode ao caldillo de congrio”: “...y al fuego lentamente/entregar el tesoro/ hasta que en el caldillo se calienten las esencias de Chile/ y a la mesa lleguen recién casados los sabores del mar y de la tierra/ para que en ese plato tú conozcas el cielo“.

Vá lá:

www.dondeaugusto.cl

www.restauranteazulprofundo.cl

www.decangrejoaconejo.cl

Curta: @oscincosentidos no Instagram

Entre em Contato

Ligue para +55 11 3287 6886 ou deixe sua mensagem