Home » Restaurante Donna Pinha –Um banquete na Serra da Mantiqueira

Restaurante Donna Pinha –Um banquete na Serra da Mantiqueira

Brasil | janeiro 2019 |

Um banquete de cogumelos e frutas vermelhas. Vale conferir as delícias serranas do Festival Brisa & Sabor, no Restaurante Donna Pinha, em Santo Antônio do Pinhal, pertinho de São Paulo.

Truta ao molho de frutas vermelhas, cordeiro com cogumelos, salada com brie e amoras. Essas são algumas maravilhas do Festival Brisa & Sabor, que acontece no restaurante Donna Pinha, em Santo Antônio do Pinhal. A duas horinhas de São Paulo, a cidade atrai os amantes do verde e da aventura. Pois, tem trilhas, cascatas e o famoso Pico do Agudo, onde você pode curtir a vista 360 graus e assistir o pessoal saltando de parapente.

Por fim o restaurante Donna Pinha, da chef Anouk, é um saboroso pretexto para dar uma escapada nos fins de semana. De origem francesa, Anouk inventa pratos e festivais durante o ano todo, como por exemplo, o famoso Festival da Alcachofra, no inverno, sempre com ingredientes frescos produzidos na região da Serra da Mantiqueira.

Antes de abrir o menu, contudo, quero contar um pouco sobre esse lugar especial. Envolto no manto da floresta, com mesas entre flores e redes preguiçosas espalhadas no jardim, o Donna Pinha é daqueles restaurantes para amar à primeira vista e degustar aos poucos.

No salão aconchegante, o som do piano ao vivo embala a tarde do domingo ensolarado. Além disso, o pianista Santana é do tipo “duracell’. Sem intervalo, dedilha bossas e clássicos da MPB. Tudo bem suave.

Bastam duas canções para você ter vontade de pedir uma caipirinha de frutas vermelhas. Ou então, entrar na adega, anexa ao salão, e eleger um rosé para acompanhar a tarde incerta. Ali, o cliente pode escolher o rótulo e a garrafa vem à mesa.

Pratos

Na entrada, fomos de salada Brisa, uma opção leve, que faz parte do menu do festival. O mix de folhas verdes vem com nozes caramelizadas, queijo brie em cubos e amoras graúdas. O molhinho de frutas vermelhas é servido à parte, para cada um regar sua salada a gosto. Certamente os sabores explodem no céu da boca!

A região da Serra da Mantiqueira é forte em trutas. Escolhi a truta ao molho de frutas vermelhas com legumes. Mas também dei umas garfadas no carré de cordeiro com mix de cogumelos e arroz negro. Dois pratos divinos! Dá pra sentir que é tudo muito fresco e preparado com muito carinho.

A chef Anouk conta que os festivais são justamente para aproveitar as dádivas da Serra da Mantiqueira, cultivadas na região. É uma maneira de explorar criativamente os sabores locais e consequentemente incentivar os produtores e promover os ingredientes sazonais.

Assim, o Donna Pinha oferece o verdadeiro sabor da montanha e ainda valoriza os produtos da região.

Em suma, sem dúvidas, o Donna Pinha é um dos melhores restaurantes de Santo Antônio do Pinhal e de toda a região da Serra da Mantiqueira. Nesta temporada, a cheesecake com calda de frutas vermelhas é a sobremesa mais festejada. Mas a torta de chocolate com cerejas, amoras e mirtillos não deixa nada a desejar. A não ser, certamente, a vontade de voltar logo para experimentar mais invenções da chef Anouk.

“O destaque, além das trutas, cogumelos e frutas vermelhas, são o pinhão, as alcachofras e os fondues”, conta a chef Anouk, dona de um sorriso cativante.

Sem dúvida, o Donna Pinha é um dos melhores restaurantes de Santo Antônio do Pinhal e de toda a região da Serra da Mantiqueira. Nesta temporada, a cheescake com calda de frutas vermelhas é a sobremesa mais festejada. Mas a torta de chocolate com cerejas, amoras e mirtillos não deixa nada a desejar. A não ser a vontade de voltar logo para experimentar mais invenções da chef Anouk.  

Vá lá: 

Restaurante Donna Pinha
Avenida Antônio Joaquim de Oliveira, 647. Santo Antônio do Pinhal. São Paulo.
www.donnapinha.com.br 

Entre em Contato

Ligue para +55 11 3287 6886 ou deixe sua mensagem