Home » O melhor da gastronomia brasileira na capital paulistana

O melhor da gastronomia brasileira na capital paulistana

Brasil | janeiro 2014 |
restaurante-comida-brasileira-sp

A cozinha brasileira é uma das mais ricas do mundo, e é claro que nós não podemos deixar de amar! E em São Paulo, a capital gastronômica do Brasil, não dá pra ficar sem provar as delícias do nosso país. Veja mais sobre os TOP 5 de restaurante brasileiro pela capital paulista!

A gastronomia brasileira nasceu de uma bela mistura de culturas, técnicas e sabores, e uma variedade enorme dos melhores ingredientes. Graças a isso, hoje temos uma das mais ricas culinárias do mundo. Dando sequência aos posts com os melhores restaurantes de São Paulo, escolhemos os nossos cinco favoritos que resgatam e renovam as mais deliciosas tradições culinárias do nosso país. Confira, e se delicie!

Mocotó 

Mocotó

Esse premiado restaurante de culinária nordestina é um favorito na capital. A cozinha é comandada por Rodrigo Oliveira, filho do seu Zé, fundador da casa, que até hoje supervisiona o restaurante com todo cuidado e com o melhor tempero pernambucano. O Mocotó está sempre lotado, mas nem dá pra reclamar de ficar na fila de espera, porque você já vai se deliciando com os petiscos, que incluem os famosos dadinhos de tapioca, torresmo e caldo de mocotó. Peça uma caipirinha pra completar e humm, a refeição já começou bem. Lá dentro, prove o baião de dois, de dar água na boca e, de sobremesa, o imperdível creme brulée de doce de leite.

Tordesilhas

Restaurante comida brasileira sp 

Restaurante comida brasileira sp

O cardápio do Tordesilhas é uma viagem gastronômica pelo país. A chef Mara Salles colheu os traços mais ricos da cultura culinária brasileira para aprimorar clássicos regionais e também criar pratos novos, tudo usando os melhores e mais frescos ingredientes do Brasil. Das entradas às sobremesas, é uma delícia atrás da outra: caldinho de feijão, trio de carnes do sertão, barreado, creme inglês de pequi. Complete tudo com uma das caipirinhas da casa, todas muito bem feitas, com cachaças premiadas. Uma vez por mês, o Tordesilhas serve o típico prato paraense Tacacá na calçada do restaurante. O evento ganhou o nome de “Tem Tacacá na Tietê” e virou um sucesso!

Restaurante comida brasileira sp

Santinho 

 Restaurante comida brasileira sp

Restaurante comida brasileira sp

Pertence ao grupo Capim Santo, de Trancoso , que também tem restaurante em São Paulo. A cozinha do Santinho, nas mãos da renomada chef Morena Leite, que estudou na Cordon Bleu, é baseada num tripé de cozinha saudável  com técnica francesa e ingredientes brasileiros. As delícias são servidas em bufê, onde você come à vontade, e o cardápio varia diariamente. Todo dia tem opções irresistíveis, entre a grande variedade de saladas, grãos, carnes, peixes, massas e tapiocas, preparadas na hora. As sobremesas também são de se acabar, e o café vem com uma porção de mini brigadeiros (tradicional, de capim santo e cocada mole). O restaurante tem duas unidades, no Instituto Tomie Ohtake e no Museu da Casa Brasileira, o que une as duas paixões da chef: cultura e gastronomia.

Dalva e Dito 

Restaurante comida brasileira sp

A casa oferece quitutes clássicos da gastronomia brasileira e se foca principalmente na culinária de fazenda do interior de São Paulo. O chef é o renomadíssimo Alex Atala, e com técnicas modernas, criou um cardápio para matar a saudade da comida da vovó, claro, com um toque de sofisticação especial. Um dos pratos de destaque é o ratatouille do sertão, com mandioquinha, maxixe, batata doce roxa, entre outros vegetais brasileiros, uma delícia! De sobremesa, não saia sem provar a espuma de manga com sorvete de coco, divina! Da meia noite às três dos sábados, o Dalva e Dito ainda hospeda uma “balada”: uma galinhada, servida em bufê, que atrai um público grande que agita a madrugada na rua do restaurante.

Restaurante comida brasileira sp

Bar da Dona Onça

 Restaurante comida brasileira sp

É um bar com jeitão de restaurante, graças à excelente cozinha, que fica nas mãos da chef Janaína Rueda, a Dona Onça. Com uma cozinha simples, caprichada e cheia de personalidade, o Bar da Dona Onça pratica um resgate da gastronomia do interior de São Paulo da década de 50, com releituras e um toque contemporâneo. Entre os pratos imperdíveis estão os bolinhos de espinafre, o arroz de galinha caipira com quiabo e uma das melhores feijoadas da cidade, servida aos sábados. Para a sobremesa, não saia sem provar o cheesecake de catupiry brulê com calda de goiabada cascão morna, huumm

Mocotó
Avenida Nossa Senhora do Loreto, 1100
11 2951-3056
www.mocoto.com.br

Tordesilhas
Alameda Tietê, 489
11 3107-7444

Santinho
Rua dos Coropés, 88
11 3034-4673

Dalva e Dito
Rua Padre João Manuel, 1115
11 3068-4444

Bar da Dona Onça
Avenida Ipiranga, 200
11 3257-2016

Entre em Contato

Ligue para +55 11 3287 6886 ou deixe sua mensagem