Home » Um lugar para saborear os pratos típicos de Paraty

Um lugar para saborear os pratos típicos de Paraty

Brasil | outubro 2015 |

Entre o mar e a Mata Atlântica, Paraty tem mais de 300 praias e dezenas de ilhas em sua bela baía, emoldurada por montanhas. Montanhas distantes. Montanhas próximas. Mais montanhas, cortadas por cachoeiras de água geladinha e cristalina. No cais, a profusão de barquinhos coloridos é um convite a navegar por um mar de histórias que remetem a antigas aventuras em busca de ouro e pedras preciosas.

Garimpar as preciosidades gastronômicas da cidade, hoje, é uma das delícias de quem se equilibra no calçamento pé-de-moleque do Centro Histórico. Entre os pratos típicos da culinária paratiense, um dos mais famosos é o peixe azul-marinho, guarnecido com banana verde que, cozida à moda caiçara, ganha essa tonalidade. Isso sem falar das mágicas moquecas e da caldeirada, o mais perfumado resumo de frutos do mar.

foto banana

foto banana salão

No premiado restaurante Banana da Terra, da chef Ana Bueno, o peixe com banana, inspirado no típico azul-marinho, é um clássico do cardápio. “Temos um menu contemporâneo com acento caiçara”, diz a chef. “Ao mesmo tempo em que servimos um peixe na panela de barro, cozinhamos outra receita em forno combinado”, conta ela. Outra boa pedida é o polvo cozido no vinho, com tomatinhos, cebolas, alcaparras, e azeitonas que, só de lembrar, dá água na boca.

Polvo ao vinho

Restaurante Banana da Terra
Rua Dr. Samuel Costa, 198, Centro Histórico
Tel. (24) 3371-1725, Centro Histórico, 

Entre em Contato

Ligue para +55 11 3287 6886 ou deixe sua mensagem