GO UP

Um Passeio Especial pela Brooklyn Bridge

Era uma vez, duas meninas brasileiras, recém aprovadas na faculdade, que foram comemorar a tão importante conquista na Big Apple. Tiveram a ideia de pedir à “Tia New Yorker”, eu, no caso, para as acompanhar… Elas resolveram começar pelo clássico: um passeio pela Brooklyn Bridge!

O Brooklyn é bem grande e tem várias partes excêntricas, assim como o começo, que era para ser básico, mas se transformou em uma grande surpresa. Alugamos Citi Bikes na frente do Whole Food (Greenwich St/Murray/Warren) e seguimos a bike path. Aravessamos o City Hall pelo parque e logo paramos para o primeiro evento inesperado.

brooklyn ny

brooklyn ny

Esse tipo de show de rua com malabarismos e desfile de abdomens esculturais existe por toda parte em NY, seja no Central Park, nos Subways, entre a Ponte do Brooklyn e a prefeitura (City Hall). A parada foi apenas estratégica para cruzarmos a rua, mas logo um dos acrobatas me pediu a bike para usar no show. E é assim mesmo, eles mexem com a plateia, fazem graça e foi o que aconteceu…

Logo no início do passeio já vimos o que queríamos comprar da lojinha “pendurada”, mas deixamos para a volta (ninguém merece carregar paquinhas enquanto anda de bike).

brooklyn ny

Enquanto cruzamos a ponte fizemos mil paradas (e uma longa sessão de fotos com as paisagens de tirar o fôlego). Vocês devem imaginar o que é passar pela famosa “Brooklyn Bridge” inaugurada em 1883. Naquela época, para testarem se a ponte ia resistir, passaram com uma manada de …. elefantes….e ela resistiu! Até hoje a historia é passada de geração em geração entre as famílias nova iorquinas.

brooklyn ny

“Ahhhh! Olhem, para baixo, em frente à água: O Carrossel Jeane!!!! … restaurado…” falei na maior empolgação. Elas adoraram, mas confesso que não se empolgaram muito com essa parte, talvez porque esperavam ver grafites e coisas modernas, o que já haviam pesquisado antes de vir.

E “dale” tirar fotos …. até que a tia “babaca”, fazendo de tudo para que a visita das moças fosse inesquecível, se viu ajoelhada, no meio da rua de paralelepípedo, tentando fazer um foto “cool” com elas e o Empire State ao fundo. Apesar do ridículo, ainda bem que apareceu o “Sr. Uruguai”, um moço fotógrafo de chapéu, o qual não nos recordamos o nome, mas nunca esqueceremos seu sorriso e simpatia. Acho que foi nesse instante que começamos a viver um “desenho animado”. Ele, imediatamente e gentilmente, notando meu mal jeito, se prontificou a dar os cliques.

Demos uma voltinha pelas lojas, mas elas queriam ir ao lugar embaixo da ponte, em frente à agua, que aparecia nos filmes. Lá fomos nós. Produção cinematográfica completa, dava para ver nos rostos das belas sonhadoras, a felicidade ao se depararem com o cenário tão assistido nas telas. No mesmo instante, vem andando uma noiva e seu noivo, ao lado das “brides mades”, para uma sessão de fotos, todas com o mesmo vestido, tradição que se vê em filmes, mas não no Brasil.

brooklyn ny

Fiz com elas assim como fazemos com as crianças. Quando elas perceberam, já estavam na frente do Carroussel Jane, que fica justamente no parque que elas queriam ver. “Ok, Tia Vanessa, você quer tirar as fotos, não é?”
E logo, dei um ingresso para cada uma e disse: “ Não, não…nós vamos andar de Carrossel! Let the magic live inside you”. Fazia tempo que não via sorrisos tão largos e olhos tão brilhantes, a começar pelo meu, provavelmente. Realmente não há nada mais mágico que nos faça viajar em um tempo inexistente, ou naquele, que apenas transita em nossos corações, lá dentro. Todas montadas nos seus cavalos, passa celular de um lado, câmeras do outro, “você tira com a minha eu tiro com a…” SURPRESA!!!! Quem estava lá? Agora, é o meu sonho, ter um “paparazzi” para captar os momentos de verdade….o Sr. Uruguai!!!!! Morremos de rir e ele concluiu a espontaneidade do passeio tirando um sarro da tia que entregou maquinas à um estranho..

brooklyn ny

O almoço foi um cheeseburger rápido com limonada no Shake Shack, sentadas em mesinhas ao lado de fora, com vista para ponte e direito a cookies de sobremesa.

brooklyn ny

As lojinhas que selecionamos foram:
• Half Pint Citzens (ECO kids)
• P.S. Bookshop
• West Elm Market – coisas charmosas para casa e café
• Aegir Boardworks / Surf & Skate

brooklyn ny-2

Tentamos seguir com o tour, mas já estávamos extasiadas com a genuinidade dos momentos, que tanto nos haviam encantado.

Elas me pediram para voltar para casa para se prepararem para um “agito à noite”…. Foi difícil tirar o doce da boca delas, mas era véspera de 4 de julho e os gatinhos estavam de ferias na praia.

Consegui ao menos leva-las a um lugar que é sempre cool e agitado, o The Leadbelly (Lower East Side), mas até lá estava tranquilo demais….. Espero que tenham valido nossas risadas ao menos. (“COM CERTEZA VALEU, E MUITO!!!!!!!” – Giulia & Nati)

brooklyn ny

Fiquei com a lição de casa de sair para dançar e descobrir os lugares para dançar para todas as idades…

Coming soon… xoxo, Vanessa

night out ny

Vanessa Simone Pereira, paulistana, advogada de formação, mãe, amiga e querendo ou não, uma Nova Iorquina. Ela é mais uma daquelas histórias de quem foi a famosa ilha de Manhatthan "en passant" e nunca mais a deixou. Vanessa vai coloborar com o Original Miles semanalmente, escrevendo um pouco sobre tudo da Big Apple.

Leave a Reply