Home » Parque Estadual da Cantareira – Natureza em São Paulo

Parque Estadual da Cantareira – Natureza em São Paulo

Brasil | julho 2018 |
serra da cantareira

A Serra da Cantareira, na Zona Norte de São Paulo, é um dos poucos remanescentes de Mata Atlântica da cidade e tem diversas trilhas abertas à visitação. Um programa delicioso de natureza em São Paulo

São diversas trilhas na Serra da Cantareira, mas a mais famosa delas, a da Pedra Grande (localizada no Núcleo de Visitação de mesmo nome), tem 9,6 km de extensão (ida e volta, percurso de 2 a 3 horas no total) e é feita por uma trilha fácil, asfaltada na maior parte do caminho e com bastante sombra das grandes árvores que margeiam a trilha.

O ponto alto da visita é a Pedra Grande, uma enorme pedra com vista panorâmica da cidade e sua fronteira com o parque, uma das poucas áreas verdes de São Paulo. Quando chegar ao topo, aproveite para tirar muitas fotos e reabastecer as energias com um lanchinho ou até um pic-nic, para os mais preparados. Mas atenção: é preciso levar comida e água porque não tem nada pra vender lá!

Outras trilhas mais fáceis e menores também podem ser percorridas, sendo que a maioria delas é de terra batida. Algumas não levam a lugar nenhum e só adentram a mata, outra leva a um lago (Lago das Carpas), e outra conduz a uma pequena nascente (Núcleo Águas Claras).

Essas trilhas não têm nenhum atrativo muito especial, mas proporcionam a rara oportunidade de andar no meio de uma mata preservada nos arredores de São Paulo, com flora rica e diversas espécies de aves. Se você tiver sorte, vai encontrar grupos de bugios, que são pequenos macacos de cor marrom.

Recomenda-se levar comida e ao menos um litro e meio de água, e calçar tênis confortáveis, com sola antiderrapante. Não é permitida a entrada de animais domésticos no parque. Chegue cedo para ter o lugar só para você! Apesar do caminho ser bem sombreado, a Pedra Grande fica exposta ao sol, então recomendo boné, protetor solar e óculos de sol.

Seguindo as recomendações, é só curtir, pois é um programa delicioso de natureza, praticamente dentro de São Paulo.

ps: só podem visitar o local pessoas vacinadas contra a febre amarela. Vagas para carro no portão do parque na Rua do Horto 1799.

Ingresso: R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia). Só aceitam dinheiro. 
O acesso às trilhas se dá até as 15h pois o parque encerra suas atividades as 17h. 
Para mais informações:
http://www2.ambiente.sp.gov.br/trilhasdesaopaulo

Entre em Contato

Ligue para +55 11 3287 6886 ou deixe sua mensagem