Home » Os restaurantes clássicos de São Paulo

Os restaurantes clássicos de São Paulo

Brasil | setembro 2016 |

Cosmopolita, fascinante e envolvente, a cidade de São Paulo anda cheia de novidades. É um tal de abre e fecha de restaurantes, que as vezes quando decidimos ir à um local novo, ele já não se encontra mais lá. Não é fácil perdurar no ramo em meio à tantas opções.

Por essas e outras tantas razões, é admirável aqueles restaurantes com mais de 50 anos de história e tradição na capital paulista. Fomos recentemente à três deles e comprovamos por que o sucesso é tão duradouro. São os restaurantes clássicos de São Paulo que definitivamente valem uma visita.

Dinho’s – carne e feijoada

Foi em 1960 que Fuad Zegaib resolveu trocar de business e apostou na restauração, abrindo o Dinho’s, seu primeiro restaurante na Al. Santos, onde encontra-se até hoje. O prazer em servir e agradar seus clientes vem de longa data, e é ele quem está lá no salão todos os dias indicando qual a melhor carne, o melhor corte, a sugestão do dia, junto com o filho e chef, Paulo Zegaib, responsável pela cozinha.

O Dinho’s é referencia quando o assunto é carne de qualidade e atendimento de primeira. Além disso, oferece um buffet de saladas e antepastos, um outro de pratos quentes e por fim, o de sobremesa, de dar água na boca.

A feijoada é servida às quartas e sábados, apenas no almoço – mas você também pode pedir delivery ou comprar a feijoada congelada em alguns pontos espalhados pela cidade, como o Supermercado Santa Luzia.

O Dinho’s também é ideal para a realização de eventos, tanto internos quanto externos. São quatro salões com capacidade para receber até 120 pessoas. Se preferir fazer um evento fora, a equipe especializada do restaurante se encarrega de tudo e você só curte o churrasco, feijoada, coquetel ou jantar com os amigos.

Endereço: Al. Santos, 45 – Paraíso
Tel: (11) 3016.5333

Tatini – culinária italiana

 

O charme todo começa com a localização: o restaurante fica embaixo de um prédio residencial no bairro Jardim Paulista. Parece que você está chegando na casa de um amigo para comer, e não em um dos locais mais tradicionais da cidade. Sem dúvida todo imigrante italiano já passou por aqui…

O Tatini é outro restaurante clássico de São Paulo, com mais de 60 anos de história. Quem fundou a casa foi o Sr. Mario Tatini, que hoje passou a bola para o seu filho, Fabrizio, sempre sorridente no salão recebendo os clientes.

Entre os pratos mais famosos, estão o linguini nel grana padano (o macarrão é misturado dentro do queijo, o que dá um sabor único a massa), o steak tartar (misturado na hora com os ingredientes mais frescos) e como entrada, a burrata ao pesto. O cardápio é extenso e inclui de tudo: massas, risotos, aves, carnes, peixes e saladas, sem contar o carrinho com os doces feitos em casa, uma tentação.

As massas preparadas na panela ao lado da mesa deixam o salão com um cheirinho de quero mais… impossível ir somente uma vez.

Horário de funcionamento:
Terça à quinta: das 12:00 às 15:00 e das 19:00 às 00:00
Sexta: das 12:00 às 15:00 e das 19:00 à 00:30
Sábado:das 12:00 às 15:00 e das 19:00 à 00:30
Domingo: das 12:00 às 17:00
Endereço: Rua Batataes, 558 – Jardim Paulista
Tel: (11) 3885.7601

Marcel – culinária francesa

Já falamos de gastronomia brasileira e italiana, e não poderíamos de falar sobre a francesa. O destaque vai para o restaurante Marcel, outro local de gestão familiar e um marco paulista, há quase 60 anos referencia em gastronomia francesa.

A história do Marcel Restaurante caminha em paralelo com a história de Jean Durand e sua família, um imigrante francês que veio para o Brasil em 1951. Durand deixou a França e a confeitaria de seu pai, famoso chocolatier de Lyon a procura de um lugar para se recuperar dos traumas da Segunda Guerra.

Confeiteiro de formação, era também um grande cozinheiro e em sua chegada ao Brasil assumiu a cozinha de um dos restaurantes mais consagrados da época o La Popote.

Alguns anos depois, o chef comprou um pequeno bistrô que havia sido aberto por seu conterrâneo Marcel Aurières em uma ruazinha do centro de São Paulo. Foi no final dos anos 60 que Jean Durand, a pedido de um cliente fã da receita, começou a criar os primeiros soufflés do Marcel. O prato se tornaria o grande ícone da cozinha do restaurante e um patrimônio gastronômico da cidade de São Paulo.

Endereço: R. da Consolação, 3555 – Cerqueira César
Tel: (11) 3064.3089

Veja mais dicas de São Paulo aqui!

Destinos Recomendados