Home » Onde ver flamenco em São Paulo

Onde ver flamenco em São Paulo

Brasil | maio 2019 |
onde-ver-flamenco-em-sao-paulo

A Espanha é aqui! Ao menos por uma noite, nos tablados de flamenco que vêm acontecendo na cena paulistana. Em Pinheiros, a Cuadra Flamenca monta mensalmente, aos sábados, um baile intimista, com música ao vivo, que é uma festa! No bairro do Bixiga, o histórico Café Piu Piu apresenta os “Domingos Flamencos”. Confira onde ver flamenco de verdade em São Paulo.

Uma dança de fogo, paixão e festa! O flamenco para mim é um pouco disso tudo. Uma conexão com minha essência, talvez porque minha avó era da Andaluzia, no sul da Espanha. Só sei que o som da guitarra fisga meu coração. O sapateado me ensina a insistir no que quero, de cabeça erguida, sem perder o ritmo e a graça. Mas, o flamenco em São Paulo preserva essa essência.

Desde que decidi aprender essa dança, há quatro anos, entrei em um universo particular. Estudar flamenco em São Paulo, afinal, é como uma espanhola resolver aprender samba em Madri! Mas foi uma escolha movida pela paixão. E paixão não se explica. 

Aos poucos, contudo, fui descobrindo uma cena flamenca interessante na cidade. Portanto, os tablados, como são chamados os shows de flamenco, acontecem aqui e ali, com música ao vivo e bailarinos maravilhosos.

Um dos mais animados vem acontecendo no histórico Café Piu Piu, no bairro do Bixiga. A casa de shows segue firme, há mais de três décadas, com uma programação eclética, em meio às novidade do bairro sempre agitado, com seus teatros e cantinas, e agora lugares novos e alternativos. 

Domingos flamencos

Os “Domingos Flamencos” , uma vez por mês, trazem ao palco bailarinos profissionais e alunos, além de convidados especiais. Os tablados resgatam uma iniciativa que funcionou durante oito anos, nos anos 2000, e que revelou grandes artistas, no projeto “Convite ao Flamenco”, da bailarina e coreógrafa Vera Alejandra, da Cuadra Flamenca. 

O show atual nasceu de uma parceria entre as escolas Cuadra Flamenca, Raies Dança Teatro, e o Atelier Flamenco . A ideia é proporcionar aos amantes da arte flamenca uma autêntica vivência de tablado e ao mesmo tempo criar um público para o flamenco.

No palco, apresentam-se profissionais e alunos, em um espetáculo colorido, com figurinos caprichados e muita fuerza no tacón! A próxima data do evento é dia 2 de Junho . O show é lindo, lembrando que, ao escolher uma das mesas do Café Piu Piu, é preciso guardar bem onde ela está, pois a casa é grande e o ambiente tão divertido que talvez você demore a voltar para lá.

Baile intimista

No bairro de Pinheiros, desde 2016, o Tablado da Cuadra Flamenca acontece aos sábados, uma vez por mês, sempre às 20h30. Assim, o próximo será no dia 18 de maio. É a minha escola do coração, aquela que a gente adota, que nem escola de samba.

“O Tablado da Cuadra propõe uma forma de apresentação mais intimista, como nas peñas e tablados menores da Espanha, onde o público pode ver a relação de guitarra, cante e baile mais de perto”, diz Vera Alejandra, diretora da Cuadra. 

O baile acontece na sala de aula, que ganha cortinas e cadeiras para se tornar um teatro de bolso. O clima é aconchegante, com poucos lugares e o flamenco rolando bem de perto, com guitarra, cante, palmas, percussão – e várias coreografias eletrizantes. 

Por fim, se você procura onde ver flamenco em São Paulo, vale a pena conferir a programação e gritar “Olé”!

Entre em Contato

Ligue para +55 11 3287 6886 ou deixe sua mensagem