GO UP
museu dos ramones em berlim

O museu dos Ramones em…Berlim!

Foi em Nova Iorque que os Ramones fizeram história, mas o único museu no mundo dedicado à banda americana fica na capital alemã. Criado por um dos maiores fãs do quarteto, o pequeno museu é um must see em Berlim para os fãs de rock.

Como havia de ser, o Ramones Museum Berlin foi criado no maior espírito DIY. O alemão Flo Hayler começou a sua coleção pessoal depois de assistir pela primeira vez um show da banda, em 1990. O garoto chegou a conhecer os integrantes do grupo e até a fazer trocas com Johnny Ramone. De lá pra cá, a memorabilia cresceu tanto que o apartamento de Flo ficou pequeno para tanta devoção. Em 2005, ele decidiu que era hora de compartilhar todas as suas preciosidades com os fãs da banda.

A coleção foi organizada em ordem cronológica nas duas salas que compõem o museu. É um bom conjunto de fotos, posters, flyers, ingressos e até roupas do grupo – tudo ajeitado com um ar meio improvisado e, ao mesmo tempo, acolhedor. CJ Ramone chegou a visitar a exposição e aprovou.

O museu conta com um café e um pequeno palco que costuma receber artistas locais para shows gratuitos ou bem em conta. Vale a pena ficar de olho na programação.

Se quiser aproveitar mais da faceta DYI de Berlim, não deixe de passear por Kreuzberg, Friedrichshain e Neukölln, os bairros mais badalados da cidade. São inúmeras as lojas de discos, salas de shows no fundo de bares e outros pequenos museus que você encontrará pelas ruas berlinenses.

Ramones Museum Berlin
End: Krausnickstraße 23, 10115 Berlin
Tel: +49 30 75528889

Thaís Viveiro viaja com a passagem aérea em uma mão e ingressos para shows na outra. Pequenos bares de jazz e grandes festivais de rock fazem parte de suas andanças pelo mundo e de seu dia-a-dia em São Paulo. É jornalista e editora do Rockin´Chair, site sobre shows internacionais no Brasil. Nas horas vagas, escreve sobre stand up paddle no blog WeSUP.

Leave a Reply