GO UP

O Negroni tem sangue azul!

Enquanto a origem do famoso drink é amplamente discutida, a versão mais factível é literalmente nobre. Um Conde italiano chamado Camillo Negroni, em 1919, no Caffé Casoni (ex Caffé Giacosa) em Florença, pediu ao seu bartender favorito, Fosco Scarselli, para lhe fazer uma versão mais forte do seu drink preferido, o Americano (Campari, Vermute Tinto e água com gás).

cafe giacosaO Signore Scarselli substituiu a água com gás por Gin e no lugar da casca de limão, trocou por uma fatia de laranja, acrescentado um toque final de mestre que equilibra e integra os ingredientes deste belíssimo e italianíssimo drink! Após o sucesso do drink correr os bares mais exclusivos da Europa, o Conde Camillo Negroni fundou a Destilaria Negroni na cidade de Treviso, vendendo a bebida já pronta. A nova bebida foi chamada de Antico Negroni, precisando colocar apenas gelo e uma fatia de laranja para finalizar seu sabor particular. Uma revolução para a coquetelaria da época!

Uma das histórias mais interessantes que envolvem essa bebida é o comentário de Orson Welles, quando trabalhava em Roma como correspondente do Coshocton Tribune em 1947, que descreveu o novo drink Negroni da seguinte forma: “The bitters are excellent for your liver, the gin is bad for you. They balance each other!” (“Os digestivos são bons para o fígado, o gin é ruim para você. Ambos se equilibram!”).

Ainda é possível beber um Negroni no local onde foi criado, o antigo Caffé Casoni, hoje comprado pelo grupo Cavalli, localizado na Via della Spada 10, Florença, Itália. 

Para quem não quiser ir muito longe, pode fazer o drink em casa seguindo a receita abaixo.

negroniNegroni Classico

Ingredientes:

1 parte de Vermouth tinto

1 parte de Gin Bombay

1 parte de Campari

1 rodela de laranja

Como fazer:

Em um copo baixo de Whisky, coloque bastante gelo, as três bebidas e misture gentilmente os ingredientes com o gelo. O importante é mexer de forma gentil, mas rapidamente para gelar bem o drink e não batê-lo. Não se esqueça de finalizar com a fatia de laranja!

Thomas Ziemer é consultor de vinhos e charutos, Bacharel em Relações Internacionais pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e em vinhos e destilados pela Wine and Spirits Education Trust de Londres, além da consultoria que leva o seu nome, dedica o seu tempo em avaliar charutos e harmonizações possíveis em seu portal www.charutos.com (Degustando Charutos no Youtube) e no Instagram @tziemer

Leave a Reply