GO UP
melhores-praias-na-italia

Onde curtir e aproveitar o verão europeu na Itália

O verão europeu (nosso inverno), acontece em Julho, portanto esta é alta temporada e o preço sobe um pouco. Mesmo na sombra, facilmente a temperatura chega aos 40 graus, ainda mais atualmente em que a temperatura tem atingido graus recordes. Mas isso não atrapalha uma viagem maravilhosa pelas melhores praias na Itália para curtir o verão. Confira quais são elas:

Costa Amalfitana

melhores-praias-na-italia

A Costa Amalfitana, ao sul de Nápoles, é o paraíso do Mar Tirreno. A sua costa de 50 km, com a água azul cristalina, vistas espetaculares, vilarejos super pitorescos tem também muito luxo e glamour. Os destinos recomendados são vários, mas ressaltamos três.

Amalfi, a principal cidade da região, portanto com a melhor infraestrutura turística. Um dos must see é a catedral do século 9 que é impressionante e um passeio a beira-mar é indispensável.

Positano, com as suas casinhas posicionados em um morro íngreme, formando uma linda fotografia. Por sinal outro excelente motivo para visitar Positano é que a cidade fica perto da Grotta dello Smeraldo (na Conca dei Marini) uma caverna com águas entre o verde e o azul turquesa.

E Ravello, que pode ser comparada com as ilhas gregas de tão lindas, mas nesse caso com mais cores, e seus penhascos que formam lindas paisagens.

A dica da Costa Amalfitana, é escolher uma cidade para se hospedar e durante os dias visitar as outras, assim você conhece tudo!

melhores-praias-na-italia

Sicília 

O povo siciliano é muito orgulhoso das suas terras, da sua gastronomia e da sua cultura. E não é por menos. Tudo é maravilhoso mesmo, por isso, Sicília é uma das regiões que você não pode deixar de passar uns dias do seu verão. E o bom dessa região é que ela é menos inflacionada que a Costa Amalfitana e Sardenha por exemplo. Por lá indicamos as seguintes cidades:

Taormina, uma cidade super gostosa para curtir o verão: as praias são todas de pedrinhas com água cristalina. e quando estiver por lá, visite as praias de Isola Bella e a Letojanni, que são as melhores.

Scala dei Turchi (escada dos turcos em português), a melhor opção para quem procura um destino diferente. O formoso e extenso rochedo é formado por uma areia branca chamada Marga, e os seus degraus foram feitos pelo tempo, muito diferente e bonito!

melhores-praias-na-italia

San Vito lo Capo, será uma das praias mais lindas que você verá na sua vida. Localizada a uma hora de Palermo, é uma praia com água em degradê e areia branquinha, o que não é tão comum na Itália. A cidade é bem pequena, sem prédios e com casas simples, mas os restaurantes por lá são muito gostosos. Especialmente os de gastronomia local.

Cefalù, uma cidade inteira feita de casinhas antigas parecidas. Além de a água ser ótima para curtir um passeio de barco ela também é próxima à Palermo. Portanto é possível visitar mais de uma cidade em um dia.

Agrigento, é uma viagem mais turística. A cidade abriga o Vale dos Templos. Por lá você encontra algumas ruínas de tempos gregos antigos. E é de Agrigento que partem os barcos para a fabulosa ilha de Pantelleria, um lugar que tem que estar no seu roteiro de verão. A ilha que é mais próxima da Tunísia do que da Sicília, vale a sua visita por toda a sua beleza natural. Conhecida também como “pérola negra do mediterrâneo”, devido à sua formação de origem vulcânica, essa ilha possui particularidades únicas, como o “damuso”, típica construção local feita de pedras.

melhores-praias-na-italia 12 melhores-praias-na-italia 9

Ilhas Egadi, um arquipélago siciliano que é o lar da maior reserva marinha da Europa. São estas as aguas cristalinas que Homero falava tanto na Odisséia. Cheia de praias paradisíacas de areia branca, enseadas ocultas e grutas fascinantes, esta região é tão rica em flora e fauna que tem um ar mágico.

melhores-praias-na-italia

Puglia

Mudando um pouco de região, na Puglia você tamém encontra praias com o mar cristalino que pode ser consideradas paradisíacas sem muito esforço. O salto da bota é banhado pelos mares adriático e iônico, oferecendo vistas e panoramas diferentes em cada região.

Do lado adriático tem Alberobello, um lugar único no mundo. É uma cidade feita por casas cilíndricas, cobertas por um teto cônico que são chamadas de Trulli. Quase 1000 desses cobrem as ruas, todas lado a lado. Super legal para outro passeio turístico e curto, após curtir um dia em alguma das das praias próximas.

Polignano a Mare, localizado a 33 KM de Bari, essa cidade possui uma beleza extraordinária. Ela fica situada sobre um complexo rochoso, com grutas naturais e banhadas pelo o Mar Adriático. Além de horizontes de tirar o fôlego, a parte mais antiga parece um cenário de filme. Imperdível!

Já banhada pelo mar iônico e com areia fina e clara, outra opção de praia deliciosa na região é em Gallipoli. Mais badalada e com diversos beach clubs para curtir o verão.

melhores-praias-na-italia melhores-praias-na-italia

Otranto, é a cidade mais oriental do país, por isso é chamada de “porta do Oriente”. Totalmente medieval, com ruelas estreitas, becos e labirintos ela é reconhecida como um patrimônio cultural da Unesco, portanto, um must go no roteiro italiano.

Ostuni, localizada no alto de uma solitária colina está a cidade conhecida como “cidade branca” pela cor de suas casas pintadas em cal viva, que pode ser avistada de longe. Também é linda para conhecer um pouco mais sobre a Itália vagando pelas ruelas e descobrindo restaurantes intimistas e deliciosos.

melhores-praias-na-italia

Riviera Ligure

Na região da Riviera, amamos quatro praias que são imperdíveis para um verão italiano mais refinado.

Cinque Terre, também considerada patrimônio da humanidade, possui vilarejos míticos encravados nas rochas com vistas encantadoras. Caminhar pela Via dell’Amore é o paraíso para os apaixonados.

Santa Margherita e Portofino, duas cidades que podem ser visitadas no mesmo dia. Alguns comparam com Cannes e Saint Tropez, devido às suas características marcantes. Caminhar a beira mar e dar uma volta na cidade é uma delícia. Descobre-se inúmeras lojas, sorveterias, pasticcerias, restaurantes que definitivamente complementam o passeio.

melhores-praias-na-italia

Um país tão rico como a Itália, tem muito a oferecer em qualquer época do ano. Deixe a sua viagem ainda mais incrível com os roteiros personalizados da Original Miles. 🙂

Veja mais sobre as regiões da Itália.

Fundadora da Original Miles, junto com a irmã Ornella. Formada em Relações Públicas e Comunicação de Empresa pela IULM, em Milão. Diploma em Design de Interiores pela IED. Gastronomia e design sempre foram as suas paixões, além de viagem. É meticulosa e perfeccionista e adora tirar fotos.

Leave a Reply