GO UP

Entre tapas e vinhos – Uma viagem sensorial no nº5 Wine Bar

Como pode um espaço tão pequeno conter  “o melhor bar de vinhos da Europa”? Esse foi o título recebido pelo nº 5 Wine Bar, em 2016, segundo a revista The World of Fine Wine. Este endereço singelo, no número 5 da Rue de la Bourse, uma das encantadoras ruelas da região central de Toulouse, prova que tamanho não é (mesmo) documento.

A fachada sequer chama a atenção dos passantes, mas a parede forrada de garrafas de todos cantos do mundo é a primeira pista de que vinho, ali, é coisa séria. “Somos um lugar pequeno com um grande estoque”, diz o proprietário e mestre em enologia Thomas Cabrol. Voilá, o volume de vinhos possíveis de experimentar neste pequeno bar é de fato grandioso: são 3 mil rótulos na carta e um estoque de cerca de 14 mil garrafas. Tudo sob a curadoria do casal Thomas e Anne Cabrol. Ela, uma médica apaixonada por vinhos, que deixou a profissão para se tornar sommelier.

imagem-wine-bar

O ambiente se torna ainda mais acolhedor e interessante ao descer as escadas e ter a sensação de entrar em um túnel temático, como em Alice no País das Maravilhas – com cada garrafa dizendo “beba-me”. Com poucos sofás e mesinhas, cercados de vinhos por todas as paredes, o bar inteiro se torna uma adega. Começa, então, uma degustação divertida, a partir de um sistema moderno chamado Enomatics. Trata-se de um dispositivo em que o próprio cliente se serve da garrafa, usando créditos de um cartão-comanda. Ou seja, um cartão que você carrega com determinado valor e vai provando um cálice de vinho aqui, outro ali…

imagem-wine-bar

Bem, a noitada promete, ainda mais quando entram em cena as tapas deliciosas, criadas para harmonizar com tintos, brancos e rosados, além de champanhes e Grand Crus. Entre as opções, o excelente foie gras regional, os queijos mais artesanais do pedaço, os embutidos sensacionais de Toulouse e ainda um exclusivo presunto Pata Negra, lembrando que a cidade tem forte influência espanhola, por sua proximidade com a Espanha (Barcelona está a 300 quilômetros).

Ao fim da noite, entre tapas e tin-tins, vale erguer um último brinde aos franceses, que tão bem sabem harmonizar a vida com essa bebida mágica, capaz de reunir amigos, afastar preocupações, embalar romances e de nos dar, mesmo que por um instante, a visão do paraíso.

imagem-wine-bar

Vá lá:
5 Wine Bar
5, Rue de la bourse,  Toulouse, França
Telefone:+33 5 61 38 44 51
www.n5winebar.com

Uma caçadora de histórias e maravilhas. Jornalista, escritora, cantora, viajante, cozinheira , aprendiz de dança, sempre em busca da próxima descoberta que desperte os cinco sentidos: o sabor de um novo prato, drink ou vinho (paladar), uma massagem, mergulho ou algo assim relaxante (tato), uma terapia com óleos aromáticos, chás com especiarias ou aquele perfume inédito (olfato), o pôr do sol visto de um rooftop ou as vistas mais incríveis para o mar e as montanhas (visão), e ainda um concerto, show, som ou simplesmente o barulho das ondas, do vento ou dos pássaros (audição). Rosane Queiroz foi editora da revista Marie Claire e da revista de bordo da GOL. Escreve sobre comportamento, gastronomia, sustentabilidade, viagem e lifestyle em publicações como Viagem e Turismo, Vida Simples, Folha de São Paulo, entre outras, além de atuar em produção de conteúdo de texto para livros. É autora de "Musas e Músicas –A mulher por trás da canção" (ed. Tinta Negra), livro reportagem em que conta quem são as musas inspiradoras de canções da MPB com nomes femininos. Na coluna Os Cinco Sentidos, compartilha experiências colhidas em suas andanças e viagens, com os cinco sentidos bem abertos. Mantém o Instagram @oscincosentidos.

Leave a Reply