Home » Entre tapas e vinhos – Uma viagem sensorial no nº5 Wine Bar, provando alguns dos melhores vinhos da França e do mundo

Entre tapas e vinhos – Uma viagem sensorial no nº5 Wine Bar, provando alguns dos melhores vinhos da França e do mundo

França | março 2017 |

Como pode um espaço tão pequeno conter  “o melhor bar de vinhos da Europa”? Esse foi o título recebido pelo nº 5 Wine Bar, em 2016, segundo a revista The World of Fine Wine. Este endereço singelo, no número 5 da Rue de la Bourse, uma das encantadoras ruelas da região central de Toulouse, prova que tamanho não é (mesmo) documento.

A fachada sequer chama a atenção dos passantes, mas a parede forrada de garrafas de todos cantos do mundo é a primeira pista de que vinho, ali, é coisa séria. “Somos um lugar pequeno com um grande estoque”, diz o proprietário e mestre em enologia Thomas Cabrol. Voilá, o volume de vinhos possíveis de experimentar neste pequeno bar é de fato grandioso: são 3 mil rótulos na carta e um estoque de cerca de 14 mil garrafas. Tudo sob a curadoria do casal Thomas e Anne Cabrol. Ela, uma médica apaixonada por vinhos, que deixou a profissão para se tornar sommelier.

imagem-wine-bar

O ambiente se torna ainda mais acolhedor e interessante ao descer as escadas e ter a sensação de entrar em um túnel temático, como em Alice no País das Maravilhas – com cada garrafa dizendo “beba-me”. Com poucos sofás e mesinhas, cercados de vinhos por todas as paredes, o bar inteiro se torna uma adega. Começa, então, uma degustação divertida, a partir de um sistema moderno chamado Enomatics. Trata-se de um dispositivo em que o próprio cliente se serve da garrafa, usando créditos de um cartão-comanda. Ou seja, um cartão que você carrega com determinado valor e vai provando um cálice de vinho aqui, outro ali…

imagem-wine-bar

Bem, a noitada promete, ainda mais quando entram em cena as tapas deliciosas, criadas para harmonizar com tintos, brancos e rosados, além de champanhes e Grand Crus. Entre as opções, o excelente foie gras regional, os queijos mais artesanais do pedaço, os embutidos sensacionais de Toulouse e ainda um exclusivo presunto Pata Negra, lembrando que a cidade tem forte influência espanhola, por sua proximidade com a Espanha (Barcelona está a 300 quilômetros).

Ao fim da noite, entre tapas e tin-tins, vale erguer um último brinde aos franceses, que tão bem sabem harmonizar a vida com essa bebida mágica, capaz de reunir amigos, afastar preocupações, embalar romances e de nos dar, mesmo que por um instante, a visão do paraíso.

imagem-wine-bar

Vá lá:
5 Wine Bar
5, Rue de la bourse,  Toulouse, França
Telefone:+33 5 61 38 44 51
www.n5winebar.com

Destinos Recomendados


Ofertas Especiais


No post found