Home » Maitei Hotel – O resto é mar

Maitei Hotel – O resto é mar

Brasil | dezembro 2019 |
maitei-hotel

A vista para o mar do Maitei Hotel arranca suspiros logo na chegada. É o ponto de partida para um fim de semana perfeito em Arraial D’ajuda, com agito, arte e boa gastronomia 

A vista do Maitei Hotel é das coisas mais bonitas de se ver em Arraial D’Ajuda. Um cartão-postal natural, que faz o “paraisômetro” disparar logo na chegada. O salão principal se desdobra em um deck com piscina de borda infinita e vista de 180 graus para o mar. 

Maitei quer dizer “saudação” em tupi guarani. E o que não falta, ali, é simpatia –do check-in ao check-out. Depois do drink de boas-vindas –uma super caipirinha de abacaxi com manjericã–demos uma rápida volta para conhecer os ambientes do hotel boutique. 

São apenas 17 suítes, distribuídas em uma construção sustentável e luxuosa, sem ostentação. O design mistura linhas contemporâneas com a pegada rústico-chic do vilarejo. No rooftop, uma segunda piscina, pequena e perfeita, descortina mais uma vista surpreendente. É o lugar favorito para drinks, petiscos e fotos. 

Na suíte, a jacuzzi é mais um diferencial. O Maitei, aliás, é sob medida para casais. Na primeira noite, jantamos à luz de velas no Restaurante Maitei, dentro do hotel, pilotado pela chef Rafa Oliveira. Na entrada, tapioca com queijo de cabra e geléia vermelha. O prato? Um surpreendente pato com um creme de pequi, acompanhado de polenta com cogumelos. Show!

O mesmo salão se ilumina de manhã, para o café-da-manhã com vista para o mar, tapioca e  suquinho detox. No buffet tropical, destaque para granola com pedaços de coco com iogurte. Dá para notar o bom gosto e a excelência em cada detalhe do hotel, sob o olhar atento da  proprietária, a empresária Erika Sanches, apaixonada por arquitetura, arte e boa música. 

O que fazer em Arraial 

Debruçado sobre uma colina, bem perto do centrinho da vila, lotado de lojas, bares e restaurantes, o Maitei Hotel oferece ainda a possibilidade de fazer (quase) tudo a pé. À noite, especialmente, é gostoso descer a ladeira do Mucugê, flanar pelo centro histórico e passear pela Broadway –a rua mais movimentada. 

Mas não só. Arraial também oferece arte de qualidade. No sábado pela manhã, visitamos a Galeria Geraldo Casado, do pintor pernambucano radicado em Arraial. Casado mantém ali uma exposição permanente de várias fases, tantas, que parecem de diversos artistas. Chamam a atenção os retratos de índios (que os estrangeiros adoram) e as baianas com saias rodadas quase abstratas. A última safra de telas, belíssimas, reproduz cenas de uma viagem do artista pela margem do rio São Francisco. Casado recebe com bom papo, humor refinado,  e dá até uma demonstração de sua pintura ao vivo.

Ainda no sábado, o melhor programa em Arraial é a feijoada com samba no Quiosque Corujão. Reserve uma mesa e chegue cedo, pois o lugar ferve. Na praia de Araçaípe, o Corujão é um lounge bar pé na areia, tocado com maestria pelo empresário Alan Balieiro, dono de um sorriso que abre os caminhos. O Corujão tem caipirinhas sensacionais, um deck delicioso, música ao vivo para dançar, e uma programação para todos os gostos, que vale a pena conferir. Foi ali que me dei conta de que Arraial é lugar de gente feliz. Como visitante, você vai notar o alto astral das pessoas em cada encontro. 

Onde jantar em Arraial 

Um pouco distante do Centro, na Estrada da Balsa, o Bistrô D’Oliveira é um dos melhores lugares para jantar em Arraial. Em um casarão charmoso, com uma piscina iluminada, o restaurante do chef Salmo de Oliveira é o lugar para comer uma boa lagosta ou ou outros frutos do mar. Na entrada, lambuze-se feliz com as lambretas, um tipo de marisco miúdo, servido na manteiga com ervas. Como prato principal, o badejo em posta, com molho de camarões e mexilhões é divino. Para acompanhar, um vinho rosé malbec da ótima carta. Não se surpreenda se, no caminho de volta ao Maitei Hotel, para uma última noite no paraíso, você se pegar pensando: “Quando vamos voltar a Arraial?”

Curta @oscincosentidos

Entre em Contato

Ligue para +55 11 3287 6886 ou deixe sua mensagem