Mesmo que você passe poucos dias em Copenhagen, não deixe de ir ao Louisiana Museum, um dos mais incríveis museus de arte moderna do mundo.
Arte moderna, arquitetura e natureza ocupando o mesmo espaço numa interação harmônica deliciosa. A paisagem é essa aqui das fotos. Difícil descrever melhor, né? O continente ali ao fundo é a Suécia.
A coleção permanente do Louisiana Museum of Modern Art reúne 3.500 obras de arte contemporânea e uma vez por mês, eles lançam uma exposição diferente. Quando estive lá, estava rolando a exposição da Yayoi Kusama, a japonesa famosa pelas cores e formas psicodélicas. Ela inclusive criou uma coleção especial para o Louisiana.
Foto: Souls by Yayoi Kusama – uma sala forrada de espelhos 360 graus, com centenas de lâmpadas coloridas. Sensação cósmica de estar no infinito.
O Museu divide as obras entre “arte fria e arte quente”. A estratégia é sempre ter obras de artistas renomados (quente), misturadas a obras de novos artistas, principalmente (fria). Assim, as pessoas que visitam o museu em busca das obras de arte clássicas, acabam conhecendo o trabalho de novos talentos.
O Parque das Esculturas apresenta, em meio a um cenário deslumbrante, mais de 60 obras de renomados artistas de todo o mundo como Max Ernst, Joan Miró, Jean Dubuffet, Joel Shapiro, Henry Moore…
Andando pelos jardins, você vai encontrar 7 construções, com diferentes tipos de arte e experiência: fotografia, escultura (atenção para uma sala inteira dedicada às criações de Giacometti!), arquitetura, uma a Sala de Concertos onde rolam shows e eventos…
Achei muito fofa a área dedicada às crianças, que oferece workshops num ambiente super lúdico e inspirador. O tobogan que tem no meio do jardim também é para adultos, tá?
Almoçar no Bar do Museu é incrível, especialmente se for num dia de sol. Experimentei o vinho branco da casa e um smørrebrød de bacalhau, mas se você estiver com mais fome, se jogue no buffet que tem uma cara deliciosa.
Por fim, reserve pelo menos 40 minutos para a loja do Museu. Já escrevi por aqui que sou viciada em loja de museu? Uma perdição: livros, gravuras, objetivos de decoração com design escandinavo, utensílios de cozinha assinados, brinquedos para as crianças (estamos na terra do LEGO), joias e roupas minimalistas.
Curiosidade: o nome do Museu tem uma explicação. A casa de campo que hoje abriga o museu foi construída por um dinamarquês que teve 3 esposas chamadas Louise.
Como chegar: O Louisiana Museum of Modern Art está localizado a 35 minutos de trem do centro de Copenhagen. Sugiro que você saia da estação central logo pela manhã para aproveitar o dia no Museu. A estação que você deve ir é a Humlebæk. Ao chegar lá, você vai andar por uns 10/15 minutos até a entrada do museu, ok? O caminho é lindo, uma avenida residencial super florida, cheia de casinhas fofas.
Info: http://en.louisiana.dk/