GO UP
jazz em chicago

Jazz Showcase: a casa de jazz mais antiga de Chicago

Engana-se quem pensa que Chicago é só blues. O jazz também fez história por lá e ainda tem o seu espaço. Quando estiver na cidade, reserve uma noite para curtir um pouco de fritação no aconchegante Jazz Showcase.

O Jazz Showcase é a casa de jazz mais antiga da cidade. Fundada em 1947, é um daqueles lugares perfeitos para ouvir jazz: pequeno, intimista e cheio de relíquias pela parede.

Apesar de ser praticamente um santuário para os fãs do estilo, o lugar é bastante descontraído. Eu conheci a casa há alguns anos, quando fui conferir um show do contrabaixista Dave Holland. Reservei o meu ingresso no mesmo dia e cheguei cedo, já que fui avisada que não havia lugar marcado. Chegando lá, perguntaram se eu não queria sentar no palco. Concordei, certa de que havia entendido errado. Mas era isso mesmo. Há algumas poucas cadeiras em um cantinho no palco e, se tiver sorte, uma delas pode ser o seu lugar! Fiquei ao lado da bateria, sentindo a pulsação da música na pele.

A grandiosidade vem apenas na programação. A casa já foi palco para grandes lendas do jazz, como Count Basie, Bill Evans e Art Blakey and the Jazz Messengers. O trompetista Dizzy Gillespie, um dos fundadores do bebop, comemorou algumas vezes o seu aniversário dando uma canja por lá!

Se quiser levar um pouco de jazz para casa, não deixe de ir na Jazz Record Master, a maior loja de jazz e blues do mundo, também em Chicago.

Jazz Showcase
End: 806 S. Plymouth Ct.
Tel: (312) 360 0234

Thaís Viveiro viaja com a passagem aérea em uma mão e ingressos para shows na outra. Pequenos bares de jazz e grandes festivais de rock fazem parte de suas andanças pelo mundo e de seu dia-a-dia em São Paulo. É jornalista e editora do Rockin´Chair, site sobre shows internacionais no Brasil. Nas horas vagas, escreve sobre stand up paddle no blog WeSUP.

Leave a Reply