Home » 2 restaurantes italianos clássicos – Volta às origens

2 restaurantes italianos clássicos – Volta às origens

Brasil | setembro 2019 |

Com tantas opções de restaurante italianos em São Paulo –e tantas variações sobre o tema! – às vezes a vontade é de “voltar para casa” e ficar com aquele clássico que está sempre lá, com ambiente aconchegante e menu impecável. Confira, aqui, dois restaurantes italianos clássicos –elegantes e românticos– que a gente adora, e onde sempre vale a pena voltar

Tappo Trattoria –Clima intimista e menu impecável

Salão pequeno e intimista. Duas mesinhas do lado de fora e poucos lugares lá dentro. Luz indireta, mesas bem forradas, garrafas de vinho espalhadas aqui e ali. E aquele menu de dar água na boca. Some-se a tudo isso a localização, nos Jardins, e o restaurante do chef Benny Novak faz você se sentir em Milão ou Nova York. As mesas são coladinhas, tornando tudo ainda mais gostoso –aliás, um restaurante perfeito para curtir a dois. 

Para começar a brincadeira, sugerimos a porção de mexilhões “Cozze alla tarantina”, com um molho de tomate fresquíssimo, de comer rezando. Para quem não dispensa aquela saladinha Caprese, a deles é original e imbatível. O nhoque com ragu de carne, levemente apimentado, é uma das massas mais saborosas. Em tempo: Tappo quer dizer “rolha” em italiano. Mais um detalhe: como o restaurante tem apenas 28 lugares, reservas são fundamentais. 

Osteria del Pettirosso – Pedacinho de Roma nos Jardins

No final da alameda Lorena, quase esquina com a Rebouças, o restaurante do chef romano Marco Renzetti é um pedacinho da Cidade Eterna em São Paulo. No melhor estilo osteria –o que na Itália denomina lugares simples e familiares –a casa convida a um ambiente acolhedor, onde os pratos são preparados na hora, e muito bem servidos. O pão italiano do couvert é crocante, servido com azeite e boa manteiga. Para quê mais? 

No menu, o chef invoca as receitas de sua cidade natal –com destaque para a Lumachine, uma massa fresca com guanciale, vodca e pimenta malagueta. O  Linguine al nero, gamberi, pomodori confit e crema de burata, também surpreende, feito com a tinta da lula, camarões, tomate confit  e um creme leve de burrata. Além disso, para quem quiser comer o autêntico Fettuccine all’alfredo, a Osteria del Pettirosso é o lugar. No menu, chama-se Fetuccine Imperiali, e serve duas pessoas. Aliás, é um restaurante italiano romântico, ideal para aquele jantarzinho especial em dia de semana, sabe? Na sobremesa, o sorbet de limão siciliano é uma boa escolha. Entretanto, é bom lembrar que de terça a sexta, a casa oferece menu executivo, com ótimo custo benefício.

Avanti!

Quer mais inspiração de viagem? Quer saber dos eventos mais bacanas que acontecem pelo mundo? 
Siga nosso Instagram e Facebook!

Entre em Contato

Ligue para +55 11 3287 6886 ou deixe sua mensagem