Home » Roteiro de vinhos: 4 regiões e os melhores vinhos em cada uma delas

Roteiro de vinhos: 4 regiões e os melhores vinhos em cada uma delas

Itália | julho 2014 |

Ontem demos dicas de lugares fora da rota tradicional de turismo na Costa Amalfitana e hoje continuamos o passeio pela Itália! Todo mundo já sabe que amamos esse país, e como agora é época de férias e ainda por cima verão europeu, essa combinação de fatores faz com que a Itália torne-se destino de muitos turistas.

Ao viajar pelas inúmeras cidades incríveis do país, descobrimos que uma forma de conhecer a cultura é experimentando os diversos vinhos de cada região. Pensando nisso, montamos uma lista com os vinhos típicos e com os que, segundo o nosso crivo, são os mais saborosos e os melhores vinhos italianos que vale a pena experimentar.

Piemonte

Piemonte é terra de tradições camponesas, com arrozais a perder de vista, colinas plantadas com vinhedos, e montanhas cobertas de bosques, ótimo destino para quem curte pedalar. Fica no pé dos Alpes e a capital é Turin, uma das regiões mais ricas e desenvolvidas da Itália. Apesar de ser centro financeiro e industrial, mantém em áreas mais afastadas as tradições que fazem parte da história do vinho. Por lá, você não pode deixar de provar:

Barollo (tinto)

Barbera d’asti (tinto)

Moscato d’asti (doce, sobremesa)

Gavi (branco)

02-italia-uma_lista_com_os_melhores_vinhos_de_cada_regiao_para_saber_o_que_tomar_quando_for_para_la

03-italia-uma_lista_com_os_melhores_vinhos_de_cada_regiao_para_saber_o_que_tomar_quando_for_para_la

Toscana

Fica na região central da Itália, e a capital é a comentadíssima Florença. Esse lugar lindo, com paisagens dignas de cenários de filmes, é um paraíso de encantar não apenas aos olhos, mas também ao paladar, pois a culinária local é arrebatadora. Seu rico legado artístico e a vasta influência da cultura erudita fazem com que seja considerada o verdadeiro berço da Itália Renascentista. Foi na Toscana que surgiram os mais influentes personagens da ciência e das artes como Petrarch, Dante, Michelangelo, Leonardo da Vinci, Botticelli, Galileo Galilei entre outros. Por lá, não deixe de experimentar uns dos melhores vinhos italianos:

Brunello di Montalcino (tinto)

SuperTuscans: uma categoria não oficial de vinhos italianos da região da Toscana

– Sassicaia (tinto)

– Solaia (tinto)

Vin Santo (doce, para molhar o cantuccine é uma delicia)

Bolgheri Bianco

04-italia-uma_lista_com_os_melhores_vinhos_de_cada_regiao_para_saber_o_que_tomar_quando_for_para_la

Sicilia

Sicília é a principal ilha do mar Mediterrâneo. As suas águas mornas e o clima temperado são características ideais para férias de sonho. Na Sicilia você encontrará praias de areia brancapenhascos, pequenas cidades históricastesouros barrocos e o vulcão Etna, o mais ativo da Europa, além de resorts excelentes. Irá conhecer tradições centenárias de civilizações antigas. Por lá, experimente:

Nero d’avila (tinto)

Passito di pantelleria (doce)

Etna (branco)

05-italia-uma_lista_com_os_melhores_vinhos_de_cada_regiao_para_saber_o_que_tomar_quando_for_para_la

06-italia-uma_lista_com_os_melhores_vinhos_de_cada_regiao_para_saber_o_que_tomar_quando_for_para_la

Veneto

Formada por sete províncias e localizada no nordeste da Itália, a região de Veneto reúne em uma área de mais de 18 mil km² atrações para todos os gostos e tipos de viajantesMontanhas, águas termais, cidades históricas e praias fazem parte desse universo de belezas naturais e paisagens dignas de cinema. Nesse lugar belíssimo, não deixe de provar:

Amarone della valpolicella (tinto)

Bardolino (tinto)

Soave (branco)

Bianco di custoza (branco)

07-italia-uma_lista_com_os_melhores_vinhos_de_cada_regiao_para_saber_o_que_tomar_quando_for_para_la

08-italia-uma_lista_com_os_melhores_vinhos_de_cada_regiao_para_saber_o_que_tomar_quando_for_para_la

 

01-italia-uma_lista_com_os_melhores_vinhos_de_cada_regiao_para_saber_o_que_tomar_quando_for_para_la

Entre em Contato

Ligue para +55 11 3287 6886 ou deixe sua mensagem