Home » O esplendido palácio Dolmabahçe em Istambul

O esplendido palácio Dolmabahçe em Istambul

Turquia | maio 2014 |

Em nossa última visita à Turquia ficamos impressionadas em especial com o palácio Dolmabahçe que fica localizado no lado europeu do Bósforo, na cidade de Istambul. Preparamos um post mostrando os highlights da nossa visita para vocês ficarem com água na boca e já colocarem a visita na to do list de Istambul! Dolmabahçe impressiona por ter sido a residência dos últimos seis sultões, ou seja, dá a impressão de ter sido recentemente habitado.

palácio Dolmabahçe em Istambul3

Ele é o primeiro palácio de estilo europeu na cidade e foi construído por ordem do sultão Abdulmecid. A construção demorou 16 anos e o estilo é uma mistura de otomano e ocidental. O lugar é magnífico! Há muitos espelhos para dar mais espaço ao ambiente, cristais baccarat, lareira de porcelana, móveis luxuosos e as colunas são de estuco, não de mármore. Há também um tapete com o mapa do império otomano.

palácio Dolmabahçe em Istambul

As dimensões são impressionantes. Nos 45 mil m2 do palácio incluem-se 285 quartos e 68 casas de banho. Todas as peças e mobiliários eram trocados cada vez que mudava o sultão. Um ambiente lindo e imenso é o Salão dos Embaixadores. Por causa do seu imenso tamanho, o aquecimento deste salão era iniciado 3 dias antes de qualquer evento. O teto do salão é extraordinário, não só por ser trabalhado em madeira, estilo rococó, barroco e neoclássico, mas pelo lustre de cristal da Boêmia que foi presenteado pela Rainha Vitória da Inglaterra. O candeeiro tem 750 lâmpadas e pesa 4,5 toneladas. E ele não é o único maravilhoso lustre do palácio. O Dolmabahçe tem a maior coleção de lustres feitos de cristal da Boêmia e Baccarat do mundo. Outra curiosidade é que todos os relógios do palácio marcam 21h05, pois este foi o horário em que morreu o primeiro presidente da república, uma demonstração de respeito e uma homenagem à essa figura tão importante para os turcos

palácio Dolmabahçe em Istambul

O palácio é divido em duas partes: a oficial e o harém. Na Sala do Sultão a cor dominante é o vermelho, cor da realeza. Na parte mais íntima do palácio o piso é mais sofisticado e os móveis têm detalhes em madre pérola. E como se pode esperar de um imponente palácio ele é cheio de ouro. Foram usadas Catorze toneladas para ornamentar seu teto. Tudo é belíssimo, e apesar das dimensões os ambientes são intimistas e você tem a impressão de que nada mudou desde a passagem do último sultão por lá! Incrível! Com certeza merece uma visita!

 

Para ver outros lugares incríveis que visitamos na Turquia clique aqui e aqui!

 Vişnezade Mh., 34357 Beşiktaş/İstanbul, Turquia +90 212 236 9000

Entre em Contato

Ligue para +55 11 3287 6886 ou deixe sua mensagem