Home » Vila Da Santa: Estrela do mar

Vila Da Santa: Estrela do mar

Brasil | julho 2017 |
Hotel Vila da Santa praia dos ossos

Inspirado nas vilas mediterrâneas, o hotel boutique Vila da Santa, na charmosa Praia dos Ossos, em Búzios, convida a dias de luz e pé na areia, no balneário que encantou Brigitte Bardot nos anos 60

Eu tinha receio de voltar a Búzios. Dizem que não devemos retornar aos lugares onde fomos felizes. Talvez para mantar a lembrança intacta, porque tudo muda, o tempo todo, “como uma onda no mar”… como naquela canção do Lulu. A calmaria da Praia dos Ossos, o agito da rua das Pedras, a brisa da Orla Bardot, o mar prateado de fim de tarde, a lua cheia, os barquinhos coloridos, será que tudo continuava lá? Esse cenário marcou uma época luminosa da minha vida, lá pelos anos 90, quando Búzios era sinônimo de sol, sal, paixão, pescarias, mergulhos, dias de sol e noites estreladas.

Hotel Vila da Santa escultura brigitte bardot

Pois foi exatamente na pequena Praia dos Ossos, onde eu sempre de alugava casas de férias, que descobri, quase duas décadas depois, um novo canto –e o encanto se refez. Do lado esquerdo da praia, aos pés da igreja de Sant’Ana, a antiga capelinha branca rodeada de hibiscos, fica a pérola da praia: o Hotel Vila da Santa, um hotel-boutique & Spa de apenas 19 suítes, que lembra uma vila mediterrânea. As memórias de infância dos proprietários, franceses, levaram à reprodução de uma vila de pescadores do Mediterrâneo, com pátios internos em diversos níveis. Uma casa original de pescador da década de 40 foi reformada e transformada em recepção, dando acesso aos pátios e a duas piscinas, uma delas de pedra, aquecida.

Dá para notar que cada detalhe foi minuciosamente elaborado. Tanto que o hotel demorou cinco anos para ficar pronto. A decoração segue o mesmo espírito, com muito branco, azul e motivos marinhos. Fiquei apaixonada pelos pratos de cerâmica com peixes, polvos e estrelas do mar em alto relevo, que enfeitam diversas paredes. Pudera. A loja Secrets de Famille, famosa por sua marcenaria de luxo e peças de design exclusivo, é dos mesmos donos da pousada. Boa parte das peças que decoram o Vila da Santa foi adquirida nas dezenas de viagens do casal, muitas delas para França e Itália. Mas, como em alguns hotéis-boutiques do mundo, vários móveis e objetos estão à venda. Eu me contentei, contudo, em desfrutá-los por alguns dias.

Tive a sorte de me hospedar em um dos quartos premium, na parte superior da vila, com 45 m2, sacada e vista para a piscina. As camas king são feitas para sonhar, e um dos mimos do serviço, super simpático, é a “abertura da cama”. Você chega, os lençóis estão arrumados, com uma flor e um cartão de boa noite. Como não amar? Todas as acomodações são amplas, com no mínimo 26 m2, além da suíte master, com 60m2. Para férias em família, há ainda Casa Secreta, uma residência com cinco suítes, cozinha, deck, jardim interno e externo, vista e acesso direto à Praia dos Ossos.

Outra experiência encantadora é o Spa, com seus tratamentos com algas, sais, argila, além de uma jacuzzi dos deuses, que massageia a pele com bolhas d’água. Para o hóspede se sentir em casa, o café-da-manhã vai até às 11h, e todas as delícias servidas são carinhosamente elaborados na cozinha do hotel: bolos, pães de queijo, tapioca, iogurte, granola, e uma geléia de morango tão levinha… À noite, o restaurante e o bar se tornam atrações à parte, com receitas de frutos do mar e drinks bem dosados.

É verdade que o tempo andou indeciso em julho. Não deu para aproveitar os caiaques e os Sups do acervo do hotel, disponíveis como cortesia para os hóspedes. Mais um motivo para voltar a Búzios e matar a saudade da Praia dos Ossos, agora sem medo de (não) ser feliz.

Villa da Santa Hotel Boutique & SPA
Praça Eugênio Honold, 173 - Búzios
+55 22 2623 5770

Entre em Contato

Ligue para +55 11 3287 6886 ou deixe sua mensagem