GO UP

Rio Grande do Sul – Parador Casa da Montanha

Um hotel cheio charme em Aparados da Serra com lareira, trilha sonora de cachoeira e vista panorâmica para as montanhas da serra gaúcha.

Sabe quando você quer desconectar e simplesmente curtir a natureza? O hotel Parador Casa da Montanha, do selo Sul Hotels (uma curadoria de pequenos hotéis e destinos surpreendentes) na Fazenda Canarinhas, em Cambará do Sul (há 3 horas de carro de Porto Alegre ou há 2 horas e 20 minutos do aeroporto de Caxias do Sul) pode ser o seu lugar no mundo para isso. Em frente à casa principal tem um rio com queda de cachoeira. Aquela trilha sonora te acompanha durante a estadia, é uma delícia para dormir.

A proposta é rústica, mas luxuosa. Nas noites frias, os hóspedes podem curtir uma lareira na sala de estar ou a fogueira crepitando lá fora, sob o céu estrelado. As cabanas são aconchegantes, com boa cama, travesseiros e roupa de cama excelentes, e uma vista fabulosa para começar bem o dia. Inspiradas nos lodges africanos, as barracas térmicas misturam elementos rústicos, móveis de madeira, e foram posicionadas respeitando o relevo do terreno, valorizando ainda mais a paisagem da fazenda. Na cabana luxo, por exemplo, para manter a característica de “barraca”, o chuveiro fica em uma “casa de banho” localizada há poucos metros, com salas de banhos individuais. Já a suíte tem banheiro completo e até ofurô na varanda.

O café da manhã é gostoso, com pão caseiro, ovos preparados na hora, frutas e sucos frescos, pão de queijo e doces. Hum, o bolo e bolinho de chuva gigante com doce de leite dão água na boca só de lembrar. Na hora das refeições, os pratos típicos da região, acompanhados de churrasco preparado em fogo de chão, são uma atração deliciosa. Mas o grande programa na propriedade é passear em meio a natureza, caminhando, a cavalo ou de bike.

Dentro da fazenda, é possível explorar trilhas que passam por dentro da mata de araucárias e também do cume da Montanha Leão Baio, visitando os cânions de até mil metros de altura e suas cachoeiras. Perto do hotel está o maior conjunto de Cânions da América do Sul, entre eles, os famosos Itaimbezinho e Fortaleza, com cenários de tirar o fôlego.

São diversos passeios possíveis, basta consultar o staff. Para os amantes de bicicleta, existe a possibilidade de chegar ao cânion de Itaimbezinho pedalando. Não é um trajeto fácil, mas o suor vale a pena quando se avista o lindo cânion. São 9 km até a entrada do parque, mais 3 km lá dentro, até o final da Trilha Cotovelo. Ida e volta somam 24 km, com inclinação moderada. Ou seja, não recomendado para iniciantes!

Quem quiser relaxar, pode desfrutar da jacuzzi, da sauna, ou ainda com os tratamentos especiais do Spa Casa da Montanha by L’Occitane. São duas salas destinadas aos tratamentos e uma sala para relaxamento, seguindo a arquitetura rústica e charmosa do hotel, com vista panorâmica para a imensidão verde dos dos campos no entorno da fazenda.

Como chegar

Existem duas opções de aeroportos próximos: Caxias do Sul e Porto Alegre. De Caxias do Sul são 2h20min e de Porto Alegre são cerca de 3 horas de estrada até Cambará do Sul. De Cambará do Sul até o parador são 8 km. Se preferir chegar mais rápido, o helicóptero é uma boa opção. A vista de cima dos cânions também é sensacional.

Site: www.paradorcasadamontanha.com.br
End: Estrada do Faxinal, RS 429 - Morro Agudo - Cambará do Sul 
95480-000 | Rio Grande do Sul - Brasil
Coordenadas para GPS:  -29.100866, -50.114020
Tel:(54) 3295-7525

Fundadora da Original Miles, junto com a irmã Ornella. Formada em Relações Públicas e Comunicação de Empresa pela IULM, em Milão. Diploma em Design de Interiores pela IED. Gastronomia e design sempre foram as suas paixões, além de viagem. É meticulosa e perfeccionista e adora tirar fotos.