Home » Hotel Histórico Fazenda Dona Carolina – Sextou!

Hotel Histórico Fazenda Dona Carolina – Sextou!

Brasil | outubro 2019 |
Hotel Fazenda Dona Carolina

Pertinho de São Paulo, o Hotel Fazenda Dona Carolina oferece uma experiência de fazenda com todos os confortos da modernidade

Sextou! Como é bom sair de São Paulo em uma sexta-feira à tarde e dali a pouco estar em uma fazenda histórica, cercada de montanhas e muito verde. É assim ao chegar ao Hotel Histórico Fazenda Dona Carolina, a 110 km da capital, entre Itatiba e Bragança Paulista. Você respira fundo, agradece e vê que o fim de semana vai ser outra história. 

O quarto amplo, com varanda e vista para o bosque convida a desacelerar. O melhor a fazer é dar uma volta para descobrir os encantos da fazenda. Passamos pelo jardim, o lago (onde dá para andar de caiaque), e fomos fomos até a cachaçaria, apreciar a vista e provar a aguardente Dona Carolina, produzida ali. 

O Tour da Cachaça, aliás, é um dos programas legais, em que os visitantes conhecem o alambique e todo o processo de produção, com degustação no final. O mesmo vale para o Tour do Café, pois a fazenda honra suas origens, cultivando o Café Dona Carolina.

O melhor lugar para a happy hour, contudo, é a piscina, imensa, com bordas arredondadas e muitas espreguiçadeiras para relaxar. Ao lado, fica o spa, com um menu tentador de massagens,  onde os hóspedes têm acesso a sauna seca e molhada e uma banheira de hidromassagem free

Um pouco de história

Construída em 1872, a fazenda foi uma importante produtora de café da região e tem uma história inspiradora: Dona Carolina e seu marido, José Alves Cardoso, os donos da propriedade, viveram na época do regime escravagista. Dona Carolina, ousada, antecipou-se à lei assinada pela Princesa Isabel, em 1888, e libertou os escravos de sua fazenda. Mas não só: deu a eles um terreno de 100 alqueires, o mesmo tamanho da propriedade onde vivia. 

Com tanta generosidade envolvida, é claro que o lugar só poderia prosperar. Nos anos 90, os herdeiros resolveram transformar a fazenda em um hotel histórico, que recria um ambiente único para os hóspedes –na maioria famílias e casais –que podem vivenciar experiências de fazenda, como passear de charrete ou andar a cavalo. Afinal, a fazenda tem um Centro Hípico, com infraestrutura completa quem já anda a cavalo ou para iniciantes nas cavalgadas. 

Festa gastronômica

Servido no Café do Bosque, com varanda e vista, o café-da-manhã tem um farto buffet, com ovos mexidos preparados ao vivo e espumante no balde de gelo. É só o começo. O Hotel Histórico Fazenda Dona Carolina conta com três restaurantes, que servem banquetes com sabor de fazenda. A diária inclui pensão completa e chá da tarde (exceto bebidas) –o que é bem interessante para quem vai com crianças. 

A música ao vivo também faz a diferença na programação, seja na piscina, com voz e violão, ou à noite, no piano bar, onde sempre tem um showzinho ao vivo. No sábado, rolou uma seresta divertida, em que todo mundo acabou cantando junto. 

Capela romântica

No domingo, o dia estava lindo e, por acaso, ia acontecer um casamento na Capela Nossa Senhora da Conceição. Fui até lá espiar. A igrejinha branca de 1898, restaurada, tem um espaço ao ar livre na frente que ganha muitos portais e flores em dias de festa. Ou seja, é daquelas que dá vontade de casar.

Além das cerimônias religiosas, o Hotel Histórico Fazenda Dona Carolina recebe grandes eventos corporativos, pois conta com um Centro de Eventos. Além disso, duas pistas automobilísticas e o Centro Hípico.

Day use 

Ah, para quem quer passar apenas o dia, o Hotel Histórico Fazenda Dona Carolina oferece Day Use, de oito horas, e Half Use, de quatro horas, ambos com o almoço incluso, mas com regrinhas diferentes. Vale checar no site do hotel. 

Não posso esquecer de contar que o staff do é prestativo e sorridente, o que torna a estadia ainda mais prazerosa. Pena que “domingou”. Pegamos a estrada já com vontade de voltar! 

Vá lá: www.hotelfazendadonacarolina.com.br e Instagram

Curta @oscincosentidos no Instagram

Entre em Contato

Ligue para +55 11 3287 6886 ou deixe sua mensagem