Home » 2 hotéis sustentáveis no Brasil – Luxo e consciência ambiental

2 hotéis sustentáveis no Brasil – Luxo e consciência ambiental

América do Sul | setembro 2019 |
hotéis-sustentáveis

O Anavilhanas Jungle Lodge, às margens do Rio Negro, na Amazônia, e o Reserva do Ibitipoca, em Minas Gerais, são 2 hotéis sustentáveis no Brasil, que convidam a conhecer destinos verdes que reúnem luxo e consciência ambiental

Luxo e sustentabilidade é uma combinação cada vez mais necessária –e desejada – por quem viaja para destinos verdes. Por isso, temos vistos hotéis sustentáveis no Brasil investindo em ações e produtos que levam em conta e protegem o seu entorno. São empreendimentos hoteleiros de luxo que economizam recursos naturais e criam experiências que envolvem toda a comunidade local.  

É o caso do Anavilhanas Jungle Lodge , a 180 quilômetros da capital do Amazonas, Manaus, às margens do Rio Negro. O Arquipélago de Anavilhanas, que dá nome ao lugar, é o segundo maior arquipélago fluvial do mundo. A água, embora de cor sépia, que espelha o fundo, é limpa e fresca. Além disso, o rio tem faixas de areia branca em vários trechos, formando praias doces. E mais: é um hotel de floresta sem mosquitos. A água do Rio Negro, ao contrário da do Solimões, tem uma acidez que impede a proliferação de insetos . Então. é tranquilo. Nadar no Rio Negro, aliás, é uma das experiências sensoriais memoráveis.

Este pequeno hotel de selva, no coração da Floresta Amazônica, oferece suítes amplas, de 27 metros quadrados, com todos os confortos contemporâneos. Toda a água utilizada no hotel passa por tratamento antes de ser devolvida ao rio. Os bangalôs, inspirados na arquitetura das ocas indígenas, foram construídos com madeira certificada. Com foco no luxo aliado a  sustentabilidade, o Anavilhanas ajuda comunidades vizinhas e possui 70 colaboradores da região. Além de apoiar Fundações. Sendo exemplo para hotéis sustentáveis, parte da comida vem da permacultura do hotel. Além disso, os guias fazem passeios com um cuidado especial para não atingir a natureza.

Reserva do Ibitipoca

O hotel Reserva do Ibitipoca, por sua vez, fica na Reserva de mesmo nome, localizada em Lima Duarte em Minas Gerais. Criada em 1981 com a compra da Fazenda do Engenho. Já hoje, a Reserva é composta por uma área preservada que ultrapassa 3 mil hectares. Em 2009, iniciou-se o projeto de abertura do lugar para o turismo. 


O hotel surpreende em diversos detalhes, como a sensação de estar em uma casa colonial de fazenda, mas com todos as delícias de um hotel. E, claro, é um local perfeito para estar em contato com a natureza e fazer passeios incríveis, seja caminhando, de carro ou a cavalo.

Comunidade envolvida

Os projetos de sustentabilidade da Reserva do Ibitipoca vão além da proteção ambiental já esperada de uma área de conservação. Eles abrangem toda a região, envolvendo a comunidade. O desenvolvimento das ações é guiado de forma sustentável . O que garante que a execução dos projetos possa satisfazer às necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras.

Existem, por exemplo, várias espécies de animais em processo de extinção. que precisam ser monitoradas. Para isso, o habitat está sendo reconstituído através do reflorestamento e da reintrodução desses animais.  

Para a comunidade, os projetos buscam incentivar a inclusão dos nativos e moradores da região. Dessa forma, fazem ações que enriqueçam a cultura local e tragam de volta algumas tradições que se perderam ou enfraqueceram com o tempo. Além disso, a Reserva se preocupa com a geração de renda, promovendo eventos e apoiando iniciativas que desenvolvam a economia regional.

Isso tudo em uma fazenda histórica, cercada pelas montanhas, com uma pequena piscina e uma imensa área verde para descansar os olhos e desconectar do mundo –conectando-se com a natureza em sua forma mais pura.  

Os hotéis sustentáveis não se preocupam somente com a sua estadia mas também com o futuro do planeta. Assim sendo, uma junção perfeita de luxo e responsabilidade.

Quer mais inspiração de viagem? Quer saber dos eventos mais bacanas que acontecem pelo mundo? 
Siga nosso Instagram e Facebook!

Entre em Contato

Ligue para +55 11 3287 6886 ou deixe sua mensagem