Home » Haras de Pirque – Uma bela vinícola nos arredores de Santiago

Haras de Pirque – Uma bela vinícola nos arredores de Santiago

América do Sul | abril 2019 |
haras-de-pirque

Se a ideia é conhecer uma vinícola nos arredores de Santiago, nossa dica é a Haras de Pirque. Instalada em um antigo haras, a sede tem a arquitetura em forma de ferradura em um restaurante delicioso com vista para os vinhedos.

No post anterior contamos um pouco sobre a região de Pirque, que conhecemos em nossa última visita a Santiago. Além do palácio Las Majadas de Pirque , um centro de encontros e cursos que reúne pousada e restaurante, aproveitamos para almoçar em uma vinícola vizinha, a Haras de Pirque.

O lugar, no Valle do Maipo, foi muito bem recomendado. Uma curiosidade da vinícola é a arquitetura da sede principal, em forma de ferradura. Entretanto ali originalmente funcionou um haras de cavalos de raça. Aliás, um dos mais antigos do Chile, comandado pela família Matte. Soubemos por lá que a construção nesse formato é única no mundo –com 5.300 metros quadrados e capacidade para armazenar 1,5 milhões de litros de vinho. Nada mal.

Bem, como decidimos pelo almoço de última hora, perdemos a chance de fazer o tour pela vinícola –um dos passeios famosos na região. Até porque o formato da ferradura, em degraus, tem sua razão de ser, pois a força da gravidade facilita o processo de vinificação. Assim, de degrau em degrau, os visitantes podem acompanhar todo o processo de produção do vinho. Que termina, é claro, em degustação. 

No nosso caso, curtimos a paisagem e fomos direto almoçar no restaurante Hussonet, com uma vista linda para os vinhedos. 

Isso foi em fevereiro, o tempo estava maravilhoso. Assim sendo, sentamos em uma mesa na varanda, para poder apreciar ainda mais o cenário. Descobrimos que a vinícola foi comprada pelo italiano Antinori, da região da Toscana, conhecido pelos vinhos “supertoscanos”. Portanto, mudanças estão para acontecer, mas ainda não soubemos dos detalhes. 

No menu do restaurante, abaixo da descrição dos pratos, há uma sugestão do vinho que harmoniza com cada um deles. O que portanto facilita a escolha –afinal, são todos maravilhosos! Entre as entradas, você pode ficar em dúvida entre uma bela tábua de queijos e chacrutaria ou o tartar de salmão. Um dos pratos mais famosos é a “merluza austral”, grelhada, com tomates assados. Há também massas simples e honestas, como o fetuccini com camarões, e opções de carnes para harmonizar com os tintos. Nesse caso, um cordeiro roots com batatas assadas e ervas. As sobremesas são poucas e boas, como terrine de chocolate e mousse de “frutos rojos”. Ou seja, um banquete que faz você se sentir de verdade os sabores do Chile. 

Estava tudo delicioso, a comida, os vinhos, o serviço atencioso. Ou seja, quem sabe numa próxima voltamos para o tour completo. Vamos aguardar os próximos passos e as novidades, que vamos contando por aqui. Mas, por ora, se quiser um almoço em uma vinícola nos arredores de Santiago (a cerca de 50 quilômetros), anote na agenda: Haras de Pirque.

Entre em Contato

Ligue para +55 11 3287 6886 ou deixe sua mensagem