

Greco di Tufo
Num passado distante, o sul da Itália foi colonizado e povoado por povos gregos, e desde aquela época o vinho era parte do cotidiano local. Hoje em dia, além do Direito Romano, algumas colunas de pedras, e azeites puríssimos, uma das grandes heranças gregas na região é a uva Greco di Tufo, sem dúvida nenhuma, a uva dos melhores vinhos brancos da região da Campanha e da Basilicata.
O termo tufo se refere ao solo pedregoso e mineral onde esta variedade se adaptou muito bem. Greco é referencia a Grécia antiga, de onde ela é originaria e hoje extinta. Um vinho com fundo leve frisante, coloração de palha e aromas cítricos, acompanha muito bem a gastronomia local cheia de frutos do mar e legumes, principalmente o “strachinate a le rape” (massa fresca no formato de um orecchietti porém maior, com as folhas do brócolis selvagem) e pasta al nero di seppia (massa com tinta de lula). Um vinho simples e franco, tudo o que o sul da Itália pode lhe oferecer!
A minha recomendação é a cantina Feudi di San Gregorio (Località Cerza Grossa 83050 – Sorbo Serpico (AV) – +39 0825 986611), onde produzem um excelente vinho e onde também é possível fazer uma visita a fábrica.
Auguri!