GO UP

Shopping gastronômico em Roma

Quando ainda morava no Brasil e vinha de ferias a Roma, tinha um pit stop que desde pequena era obrigatório com meus pais, ir até a Via Cola di Rienzo parar no Franchi para beliscar alguma coisa típica e em seguida, passar no Castroni que fica ao lado, para comprar tudo aquilo que a gente tinha vontade, mas era difícil de encontrar no Brasil!

FRANCHI

fr

O Franchi é uma loja dedicada à gastronomia e catering, foi fundada em 1925 e a sua proposta é cultivar a tradição da boa mesa e manter vivo o melhor da gastronomia romana! Além de uma variedade incrível de queijos, presuntos e salames em geral, o Franchi oferece uma rotisserie deliciosa, onde expõe uma série de pratos prontos e variados para delivery ou para comer na hora!

O local não possui cadeiras, mas tem um balcão e algumas mesinhas onde você pode parar e provar alguns dos fritos que são especialidades romanas como o Suplì (bolinho de arroz empanado e recheado com ragu) e a oliva ascolana (uma azeitona grande empanada e recheada), ok, prometo dedicar um post a todas essas gordices romanas deliciosas mas que engordam só de olhar!!!!

fr1

fr 2

CASTRONI

O CASTRONI nasceu nos anos 30 e a sua primeira loja foi essa da Via Cola di Rienzo , a minha preferida! Hoje eles tem 13 pontos espalhados por Roma, mas nem todas as lojas são tão grandes assim.

cs

Uma coisa que é marcante pra mim do Castroni é o cheiro que sinto ao entrar; uma mistura de café torrado e chocolate! La dentro é assim, você vai ter dificuldade de se concentrar e dominar o impulso para não comprar um pouco de tudo!

A loja está quase sempre cheia apesar dos preços não tão em conta, isso porque é frequentada tanto por romanos como por turistas. O segredo é que ela concentra uma variedade incrível de produtos de alta qualidade como chocolates, vinhos, biscoitos, patês, azeitonas, produtos típicos regionais e internacionais (e é onde eu me abasteço de guaraná e pó para pão de queijo quando bate aquela vontade). Enfim, pense em algum produto e você vai encontrar!

No meio do shopping você pode parar para tomar um cafezinho e escolher também um mix de grãos se quiser levar pra casa!

FRANCHI 
Via Cola di Rienzo, 200
CASTRONI/ lojas principais
Via Cola di Rienzo, 196
Via Frattina, 79
Viale Marconi, 100

Nascida em SP é a única brasileira de uma família de italianos. Formada em Propaganda e MKT na Faap decidiu em 2006 fazer uma especialização em fashion marketing em Firenze no Polimoda, mas a viagem que deveria durar 1 ano se esticou.. após o curso começou a trabalhar para a Ferragamo, emendou com outra proposta da Gucci, mudou com o time criativo para a sede de Roma, cidade do seu pai, e vive lá até hoje! Apesar de trabalhar com moda sua grande paixão é viajar e conhecer novos lugares. Por sorte, sua profissão e vida pessoal não a fazem ficar parada. Na sua coluna “La Dolce Vita” divide dicas e curiosidades para aproveitar o melhor das cidades que mais frequenta como Roma, Firenze, Milão, Zurich e de todos os novos lugares que puder explorar!

Leave a Reply