GO UP

2º Parada: Do Tranzalpine Para Franz Josef – Glacier Spot

De Christchurch para a minúscula cidade de Franz Josef… Escolhemos ir pelo famoso trem Tranzalpine, mas vale ressaltar que tivemos que pegar o trem + ônibus o que resultou em um dia inteiro de estrada!

O Tranzalpine é considerado o trem mais famoso na Nova Zelândia por seu percurso deslumbrante! O vagão da frente é aberto para as pessoas poderem tirar fotos das paisagens ao longo da viagem. Além disso, eles também têm um café a bordo, não é dos melhores mas quebra um bom galho… sem contar que, o sinal do celular não pega 90% do tempo, então:

  • 1º: leve sua câmera e aproveite para fotografar a vista
  • 2º: leve um livro
  • 3º: deixe o seriado já carregado no pc/ipad hahah

FRANZ JOSEF:

Franz Josef é praticamente uma vila, é composta por duas ruas onde você acha: hotéis, agências de turismo, um surpreendente supermercado, uma loja e ótimos restaurantes!  Não sugiro passar mais de dois dias. Lá você só vai encontrar esportes e atividades radicais! O seu dia vai ser programado em base a isso, porque se não, não tem nada para fazer… (caminhar na cidade não leva mais que 15 minutos!!)

franz-josef-18

O QUE FAZER:

Como já introduzi um pouco acima, os programas de Franz Josef são todos baseados em suas paisagens… Primeiro de tudo, recomendo MUITO fazer Skydive, acredite eu sou MUITO medrosa e tinha certeza de que eu NAO ia pular, mas chegando lá percebi o quanto eles estão acostumados e são bons profissionais! O skydive em si leva em torno de 5-7 minutos + o vôo que passa por vista linda! É a atividade mais inesquecível que você pode fazer.

Outro programa que sugiro, é ir nas HOT POOLS no centro de atividades na cidade! São três piscinas aquecidas ao ar livre, cada uma com uma temperatura diferente, e é o “point” no final do dia (antes do jantar) do pessoal que está turistando em Franz Josef.

Não tivemos tempo de fazer, mas percebemos que se você caminha uns 10 minutos para fora da cidade você pode achar umas trilhas para conhecer as redondezas, sugiro que antes que você procure por isso, pegue um mapa e sugestões no Information Center.

franz-josef-6

Por último, na cidade eles tem um centro de KIWIS! É o animal local da Nova Zelândia, você paga 30 dólares para conhece-los.

ESPORTE:

No nosso primeiro dia fomos fazer Heli Hike no Glacier. Chegamos na agência, eles nos forneceram toda a roupa que ia ser necessária mais todas as instruções. O guia nos dividiu em grupos e logo seguimos por uma trilha de 10 minutos até o heliponto (lá você ouve barulho de helicóptero o dia inteiro, é muito comum), de lá sobrevoamos rapidamente o Glacier, que tem uma vista fascinante até pousar no gelo (SIM, você pousa no glacier!!).  Depois você põem o sapato apropriado para andar no gelo (também fornecido pela agência) e parte para um hike de mais ou menos 1:30… ficamos um pouco decepcionados porque achamos que íamos caminhar muito mais, de repente isso é mania de quem é realmente apegado ao esporte J! Isso significa que, você não precisa ser muito fitness para fazer esse programa.

No segundo dia, resolvemos andar a cavalo! Tem muitas fazendas por perto, é só pegar o número e reservar que te pegam no seu hotel e você paga na hora. Os cavalos são muito tranquilos assim como o passeio também não demanda muita técnica, basta você saber andar a cavalo.

COMIDA:

Café: The Landing ***** achei muito bom! O tamanho da porção justifica o preço

Almoço: Wild café beans

Jantar: pode ser no mesmo do café da manhã ou tem um restaurante mais “arrumadinho” Alice May

OBS: não tem muito segredo achar lugar para comer, é tudo muito pertinho do outro.

Preços e Acomodação

Em Franz Josef você tem que ir preparado para pagar as atividades, uma vez que tudo lá se trata disso. São todos muito bem elaborados, então custam em torno de 300 a 400 dólares!

O skydive de 13 mil pés, 45 segundos de queda livre foi 319 + 120 do pacote de fotos.

O passeio a cavalo de duas horas foi 120 dólares.

OBS: dólares neozelandeses!

Sobre acomodação, ficamos no Bella Vista hotel que é super bem localizado (5 minutos andando de tudo), a recepção ajudou bastante a gente a achar os programas. O quarto achei bom o tamanho, limpeza ótima também! Não é hotel 5 estrelas mas foi serviu super bem! (não inclui café da manhã, porque não tem restaurante). 

 

The Landing
State Highway 6, Franz Josef Glacier 7886
+64 3-752 0229

 

Full of Beans Cafe
Main road, Franz Josef, Wetland National Park
+64-3-752-0139

 

Alice May
Cron St, Franz Josef 7886, Nova Zelândia
+64 3-752 0740

Tenho 20 anos, sou estudante de Arquitetura e Urbanismo em São Paulo mas sou principalmente filha de uma pessoa que sempre me incentivou a viajar muito e a cultivar esportes. Hoje meu dilema é “Be fearless in the persuit of what sets your soul on fire”, pois acredito que todas as viagens podem nos render experiências incríveis e como tudo, isso só depende de nós mesmo. Atualmente estou morando em Gold Coast na Austrália por 6 meses e espero poder ajudar compartilhando minhas experiências.