Home » Franciacorta, a champagne Italiana

Franciacorta, a champagne Italiana

Itália | junho 2015 |
Franciacorta

Quando pensamos em vinhos para uma data especial, com aquela borbulha mágica e aromas intensos e encantadores, é inevitável que pensemos em Champagne. Pois bem, uma vez na Itália, seria de mau tom não se apaixonar pelo seu melhor espumante, a Franciacorta!

Distante apenas 100km oeste de Milão, na margem do Lago D’Iseo, está a região de Brescia onde se faz o espumante há somente 50 anos. Foi na década de 1960, que industriais lombardos (maior região industrial da Itália) apaixonados por Champagne decidiram produzir sua efervescente bebida.

Investiram em vinhedos, construíram vinícolas modernas, financiaram enólogos e capacitaram a população local. Copiaram escancaradamente o que mais gostavam de beber, Champagne, e como o seu primo rico francês, a Franciacorta é possível ser produzida apenas com estas três uvas: chardonnay, pinot blanc e pinot noir. A segunda fermentação é realizada na própria garrafa, porém foram mais exigentes, e a Franciacorta DOCG deve ficar amadurecendo pelo menos 18 meses sobre as borras e o rendimento por hectare é de no máximo 9 toneladas, culminando em um vinho espumoso concentrado, intenso e caro.

Calice_di_Franciacorta_rosé

São apenas três produtores excepcionais na região: Bellavista, Ca’del Bosco e Cavalleri. Vinhedos privilegiados geograficamente, colheitas manuais e enólogos extremamente experientes são os segredos dos três. Indico três vinhos que estão no livro “1001 vinhos para beber antes de morrer” destas vinícolas:

– Bellavista Grand Cuvée Brut 1999

– Ca´del Bosco Cuvée Annamaria Clementi 1996

– Cavalleri Brut Satén Blanc de Blancs 2006

Nada mais gostoso que sentar às margens do Lago di Garda ou D’Iseo, numa tarde de verão e degustar uma belíssima Franciacorta, num ar blasé, beliscando algo e vendo a vida passar…

Salut

Entre em Contato

Ligue para +55 11 3287 6886 ou deixe sua mensagem