Home » Paraty: em julho a cidade recebe a 13a edição da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), programe-se!

Paraty: em julho a cidade recebe a 13a edição da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), programe-se!

Brasil | fevereiro 2015 |
Flip (Festa Literária Internacional de Paraty)

Entre 1o e 5 de julho, acontece um dos maiores e mais interessantes eventos da em Paraty, a Flip Paraty 2015, uma festa literária que invade a cidade de cultura. Nesses 5 dias, serão realizados cerca de 200 eventos, que incluem debates, shows, exposições, exibições de filmes, apresentações de escolas, entre outros. Saiba como se programar e o que fazer por lá:

Paraty 05/08/2010  - FLIP Tenda dos Autores Foto:AndrŽ Conti

Paraty é uma cidade histórica cheia de charme, hotéis e pousadas boutique, e restaurantes gostosos. Justamente por isso é um destino a ser visitado em qualquer época do ano. Entre suas praias maravilhosas e eventos imperdíveis, um se destaca: no mês de julho a cidade recebe a Flip, a Festa Literária Internacional de Paraty, um evento incrível que reúne muita cultura e conhecimento, e conta com a presença de milhares de pessoas.

07

Nascida em agosto de 2003, pela Associação Casa Azul, a Flip, que nesse ano chega a sua 13a edição, tem por tradição reunir autores de peso, e já contou, em edições anteriores, com a presença de Isabela Allende, Ferreira Gullar, Don DeLillo, Richard Dawkins, Chico Buarque e muitos outros.

blog_foto_156

É um festival importante para o Brasil, pois desde a sua criação, foi inserido no circuito dos festivais internacionais de literatura. E com o passar dos anos, ele tem ganhado ainda mais relevância, tanto que é considerado um dos principais desta categoria. E isto não se dá apenas pela qualidade dos autores convidados, mas também pelo entusiasmo e hospitalidade do público e da cidade.

paraty-flip-debate-blue

Em 2015, a data da Flip será entre 1o e 5 de Julho, e a programação será anunciada em maio, e poderá ser conferida no site oficial. Mas já adiantamos: os cinco dias de festa contam com mais de 200 eventos, entre debates, shows, exposições, oficinas, exposições de filmes e etc, distribuídos por Paraty.

flip-2

A abertura é feita de forma simples: 20 mesas reunidas para uma conversa informal com convidados dos mais variados horizontes literários (escritores, cineastas, quadrinistas, artistas plásticos, entre outros). A partir dai, a programação principal da Flip é realizada na Tenda dos Autores, que possui um auditório com cerca de 850 lugares, e todos os eventos contam com a tradução simultânea e são transmitidos por telões pela cidade e pela internet.

Algumas programações paralelas acontecem durante o festival: a FlipMais, que ocorre na Casa da Cultura de Paraty e em alguns outros locais, e promove pré-estreias e exibições de filmes, leituras de peças teatrais, exposições e debates. Outra parte bem bacana é a Flipinha, uma ação com significado social e educativo para todas as crianças que passam pelos 5 dias de Flip. Entre os desdobramentos da feira surgiu também a FlipZone, a “ala jovem” da festa literária, que teve seu inicio em 2009, e suas ações envolvem os alunos da rede de ensino fundamental e ensino médio da região de Paraty, com ações teóricas e práticas. Estas acontecem não só durante o período do evento, mas sim o ano todo.

FLIP-3

Um festival que é mundialmente famoso e acontece no nosso país, não se pode deixar de ir! É um prato cheio para quem ama cultura e conhecimento. E a cada ano a Flip fica mais interessante, além de acontecer em um lindo destino histórico.

Saiba tudo sobre a Festa Literária Internacional de Paraty pelo site oficial!

Confira mais sobre o Rio de Janeiro AQUI

Flip
End: Casa Azul, Rua João Ayres Martins, 14, Ilha das Cobras, Paraty – RJ
Tel: (24) 3371 7082

Entre em Contato

Ligue para +55 11 3287 6886 ou deixe sua mensagem