GO UP
Figo Restaurante

O novo menu do Figo Restaurante

O chef Gerson Campelo se inspirou no fruto que dá nome à casa para criar novas receitas para o já consagrado restaurante, na Vila Nova Conceição

O ambiente continua aconchegante como sempre: mesas com toalhas brancas, detalhes em lilás, cadeiras confortáveis e iluminação leve. Logo na entrada, uma varanda convidativa, principalmente nas noites amenas da primavera que vem chegando. Mas o menu mudou bastante, desde que o novo chef, Gerson Campelo, renovou as receitas do já consagrado Figo Restaurante, da empresária Maria Fernanda La Regina, proprietária também do vizinho Silo Bar e Forneria e da Pousada Brisas do Espelho, no sul da Bahia.

Figo Restaurante

Para as entradas, pratos e sobremesas, o chef, com passagem pelos restaurante Tre Bicchieri e Le Marais, optou por ingredientes sazonais e se inspirou no fruto que dá nome à casa. O Risotto de figo, por exemplo, é o par perfeito para acompanhar o Camararão grelhado, em uma das opções mais “Food porn” do cardápio. Na entrada, continuam valendo alguns clássicos do cardápio original, como o Ceviche de robalo com lichia e laranja – combinação dos deuses! – e o “Steak tartare”, fresquíssimo e com tempero na medida. Na lista das novidades, tem Terrine de berinjela com figo caramelado e aspargos grelhados, Carpaccio de beterraba assada com rúcula, queijo de cabra no azeite de ervas e flor de sal e Salada de mini agrião no azeite com lagostim, tomate, mel trufado e raspas de limão siciliano.

Os novos pratos principais são oito, de influência ítalo-mediterrânea, entre frutos do mar, carnes, risottos e massas: o Coelho à cacciatore com mini legumes, arroz de jasmim ao perfume de gengibre, a Paleta de cordeiro assada com batata rosti, cogumelos e aspargos e Risoto de abóbora com manteiga de trufa, queijo de cabra, rúcula e presunto de Parma, estão entre os mais tentadores, levando a uma dúvida cruel na hora da escolha. Na sobremesa, duas estreias arrebatadoras: Figo banhado no brigadeiro, recheado com ganache de pistache e Figo caramelado com calda de laranja, mascarpone e compota de frutas vermelhas. Para completar, bom vinho e boa companhia, e a doce constatação de que a vida é bela.

Vá lá:

Figo Restaurante
Rua Diogo Jácome, 372, Vila Nova Conceição
Tel. 11. 3044-3193

 

Uma caçadora de histórias e maravilhas. Jornalista, escritora, cantora, viajante, cozinheira , aprendiz de dança, sempre em busca da próxima descoberta que desperte os cinco sentidos: o sabor de um novo prato, drink ou vinho (paladar), uma massagem, mergulho ou algo assim relaxante (tato), uma terapia com óleos aromáticos, chás com especiarias ou aquele perfume inédito (olfato), o pôr do sol visto de um rooftop ou as vistas mais incríveis para o mar e as montanhas (visão), e ainda um concerto, show, som ou simplesmente o barulho das ondas, do vento ou dos pássaros (audição). Rosane Queiroz foi editora da revista Marie Claire e da revista de bordo da GOL. Escreve sobre comportamento, gastronomia, sustentabilidade, viagem e lifestyle em publicações como Viagem e Turismo, Vida Simples, Folha de São Paulo, entre outras, além de atuar em produção de conteúdo de texto para livros. É autora de "Musas e Músicas –A mulher por trás da canção" (ed. Tinta Negra), livro reportagem em que conta quem são as musas inspiradoras de canções da MPB com nomes femininos. Na coluna Os Cinco Sentidos, compartilha experiências colhidas em suas andanças e viagens, com os cinco sentidos bem abertos. Mantém o Instagram @oscincosentidos.

Leave a Reply