Home » Gigantes da gastronomia

Gigantes da gastronomia

Brasil | setembro 2017 |
festival gastronomico

O Festival Les Pantagruels reúne grandes chefs franceses e brasileiros na praia de Geribá

O cenário: uma das praias mais famosas de Búzios, com altas ondas e uma generosa faixa de areia que acolhe todos os públicos, entre surfistas, a turma do frescobol, ou quem só deseja um lugar ao sol. Conhecida pelas baladas ao pôr-do-sol, Geribá também abriga, de 24 a 28 de outubro, o festival gastronômico Les Pantagruels, no Hotel Les Relais La Borie, um dos veteranos de luxo da praia.

Durante uma semana, chefs das maiores referências da gastronomia francesa como O GUIA MICHELIN estarão em Búzios, como convidados do hotel, para elaborar pratos inéditos. O evento busca recriar a atmosfera das histórias da obra literária do escritor francês François Rabelais, que no século 16 apresentou ao mundo o romance em que a figura do gigantes glutão Pantagruel e suas refeições épicas traduzem amizade e harmonia à mesa.

O festival, que segue para a sétima edição, começou em 2010, quando o casal francês Paul e Françoise Lindemann, em parceria com o chef francês estrelado Marc Meurin, idealizaram o evento como um encontro descontraído, para  trocar experiências culinárias, savoir-faire e desfrutar dos prazeres da vida. Já participaram do festival Patrick Gauthier, uma estrela no guia Michelin (La Madeleine), Didier Aniès chef M.O.F, uma estrela no guia Michelin (Grand Hotel du Cap Ferrat) e Regis Ferey, último chef Pâtissier da presidência francesa no Palácio do Eliseu, entre outros.

Alguns dos chefs convidados organizam a agenda de modo a vir ao Brasil de férias, com suas famílias, o que torna o clima da festa ainda mais espontâneo. “É um verdadeiro intercâmbio cultural, que proporciona uma intimidade raramente vivenciada entre os chefs brasileiros e franceses”, diz Nicolas Lindemann, um dos diretores do La Borie.

Neste ano, o Les Pantagruels vai homenagear a riqueza da gastronomia brasileira, reunindo nomes fortes do Brasil e da França. Os dias 24 e 25 de outubro, os dois primeiros dias do evento, serão dedicados a uma profunda análise dos ingredientes. Um primeiro contato e troca de técnicas, enriquecendo o conhecimento sobre as culturas e métodos utilizados na cozinha. Cada dia contará com um jantar para convidados, no qual os chefs poderão iniciar o entrosamento que se intensificará nos dias seguintes.

No dia 26 de outubro, acontece a abertura oficial do encontro. Os chefs apresentarão pratos que representam sua região de origem ou atuação, possibilitando aos convidados uma verdadeira viagem gastronômica por terras tupiniquins e francesas. Já no dia 27 de outubro, os chefs visitarão as cozinhas de restaurantes parceiros, nos pontos turísticos mais marcantes de Búzios, que receberão um menu degustação de 3 passos, fruto dos primeiros dias do intercâmbio de sabores entre os chefs dos dois países. Entre os restaurantes participantes, estão: Cigalon Restaurant (Rua das Pedras), Taverne 67 (Rua Turíbio), Donna Jô (Porto da Barra), Bar do Zé (Orla Bardot) e Chez Françoise (Praia de Geribá).

O sábado, 28 de outubro, será o grand finale! Um jantar celebrando a alta gastronomia de Brasil e França, com o melhor do que foi pensado e criado durante o intercâmbio. Um menu de 5 passos, onde os chefs terão a oportunidade de colocar em prática sua criatividade para surpreender os presentes com um menu inédito.

Ou seja, um surpreendente duelo de sabores em um cenário de aguçar os cinco sentidos. Ainda dá tempo de se programar para curtir o Les Pantagruels, aproveite essa dica Original Miles.

Vá lá:

Encontro Gastronômico Les Pantagruels

Rua Gerbert Perissé, 554

Restaurante Chez Françoise (Hotel Le Relais La Borie), Praia de Geribá, Búzios

De terça 24 a quarta 25/10, o “Circuito Pantagruels” é aberto ao público, sob reserva antecipada nos restaurantes participantes, vagas limitadas. No final de semana de 26 a 29/10,  é exclusivo para os hóspedes do hotel, sob reserva antecipada, vagas limitadas.

Confira a programação completa: www.laborie.com.br

Entre em Contato

Ligue para +55 11 3287 6886 ou deixe sua mensagem