GO UP

Trancoso Cheia de Charme

Um novo lugar ao sol na Pousada e Condomínio Etnia em Trancoso

etnia3

Uma de minhas alegrias dos últimos tempos foi pisar novamente nas areias brancas do Sul da Bahia. Eu havia estado ali no início dos anos 90, em uma Trancoso tranquila, com estrelas cadentes riscando o céu, embora o vilarejo já tivesse a atmosfera descolada que atrai hippies e chics do mundo todo. Recentemente voltei por causado MeT – Música em Trancoso, o festival erudito que acontece nos meses de março e é uma festa para os sentidos – especialmente para olhos e ouvidos – já que o belíssimo teatro de concreto, construído sobre uma falésia, é um espetáculo à parte. Nas noites quentes, os concertos, com alguns dos melhores músicos do mundo, ocupam a arena superior, a céu aberto.

Foi nesse frisson do festival, em uma Trancoso duas décadas mais badalada, que conheci a Etnia Pousada & Boutique, bem perto do Quadrado – a praça do vilarejo, cercada de casinhas coloridas, onde tudo acontece. O exuberante jardim tropical de 7 mil metros quadrados, com degraus emoldurados por primaveras e bromélias, é cercado pelos bangalôs temáticos com nomes como Cottage, Mediterrâneo, Gipsy e Goa, cada um com sua ampla varanda e decoração, com peças incríveis, garimpadas pelos proprietários em suas viagens. Minha alma cigana foi lindamente acolhida justamente na suíte Gipsy (na foto), sem que eu a tivesse escolhido, me lembrando mais uma vez, sob um imenso mosquiteiro branco, que o acaso não existe.

etnia0

O gaúcho André Felippe Zanonato, um dos sócios da Pousada, é daqueles que sabe receber no melhor estilo “mi casa, su casa“. Tanto que, muitos habitués do hotel, recomendado pela prestigiada revista Conde Nast, começaram a pedir mais do que uma pousada, sugerindo comprar uma fatia do seu paraíso. Daí a ideia de transformá-lo em um “condo-hotel”, termo que define o condomínio em que o proprietário da casa pode desfrutar de toda a estrutura do hotel, como hóspede. Ou seja, o melhor dos mundos. Nesse contexto, a demanda dos habitués harmonizou com os planos de Zanonato, ao ampliar os negócios para além da hotelaria. A Bahia, não por acaso, é líder em projetos de segunda residência high-end, com vários empreendimentos em construção, como é o caso da Etnia, que acaba de concluir duas casas.

etnia4

As duas vilas construídas na propriedade, uma com 215 m2 quadrados e outra com 165 m2, serão vendidas – ou alugadas – por temporada. Aos novos proprietários (ou inquilinos) serão disponibilizados os serviços de hospitalidade oferecidos pelo selo Etnia, como piscina, bar, restaurante, camareiras e concièrge. Ao mesmo tempo, boa parte das suítes da pousada continua à disposição no formato original. O Etnia Clube de Mar, um dos trechos de areia mais privilegiados de Trancoso, na Praia de Itapororoca, também pertence ao conjunto da obra, convidando a sentir o sol na pele, a brisa do mar e a espuma dos dias.

“Você já foi à Bahia? Então, vá”:

Etnia Pousada & Boutique
Endereço: Rua Principal, 25, Trancoso, Porto Seguro - BA
Telefone: (73) 3668-1137 

Uma caçadora de histórias e maravilhas. Jornalista, escritora, cantora, viajante, cozinheira , aprendiz de dança, sempre em busca da próxima descoberta que desperte os cinco sentidos: o sabor de um novo prato, drink ou vinho (paladar), uma massagem, mergulho ou algo assim relaxante (tato), uma terapia com óleos aromáticos, chás com especiarias ou aquele perfume inédito (olfato), o pôr do sol visto de um rooftop ou as vistas mais incríveis para o mar e as montanhas (visão), e ainda um concerto, show, som ou simplesmente o barulho das ondas, do vento ou dos pássaros (audição). Rosane Queiroz foi editora da revista Marie Claire e da revista de bordo da GOL. Escreve sobre comportamento, gastronomia, sustentabilidade, viagem e lifestyle em publicações como Viagem e Turismo, Vida Simples, Folha de São Paulo, entre outras, além de atuar em produção de conteúdo de texto para livros. É autora de "Musas e Músicas –A mulher por trás da canção" (ed. Tinta Negra), livro reportagem em que conta quem são as musas inspiradoras de canções da MPB com nomes femininos. Na coluna Os Cinco Sentidos, compartilha experiências colhidas em suas andanças e viagens, com os cinco sentidos bem abertos. Mantém o Instagram @oscincosentidos.

Leave a Reply