GO UP

Jantar na adega – Conheça a Enoteca Decanter BH

 

Poucas mesas e muitos vinhos. Em clima de taberna chic, com mesas de madeira e uma gostosa varanda, a Enoteca Decanter BH é um dos lugares mais charmosos para comer bem em Belo Horizonte.

Inspirada nas lojas de vinhos italianas e francesas, a casa criada em 2005 foi uma das primeiras na cidade a oferecer aos clientes orientações para escolher um vinho para viagem ou harmonizá-lo com as opções do cardápio. São cerca de 1600 rótulos de 20 países à disposição, para acompanhar os pratos. Fiquei encantada especialmente com a generosa seleção de rosés –nem sempre fáceis de encontrar em grande variedade e perfeitos para o clima de primavera.

Sem mexer muito no menu desde sua estreia, a partir de setembro a Enoteca repaginou seu cardápio, com a chegada do novo chef Rafael de Carvalho. Os pratos que faziam sucesso há dez anos tinham forte influência italiana com toques franceses e uma pitada portuguesa.Vários deles foram mantidos em sua essência, com uma releitura do chef. O novo menu propõe uma gastronomia mais contemporânea, mesclando ingredientes tipicamente brasileiros com influências internacionais no modo de preparo.

Enoteca Decanter - Empresa do grupo Royal, sediada em Belo Horizonte MG.

Enoteca Decanter – Empresa do grupo Royal, sediada em Belo Horizonte MG.

Um exemplo é a “rabada com azeite de agrião e crispe de mandioca”, em uma fusão de cozinha brasileira com técnicas da culinária francesa. Assim, a mandioca chega à mesa em duas texturas: purê e chips. “Gosto de aguçar os sentidos, por isso, trabalhei com texturas e contrastes, para enriquecer ainda mais a experiência sensorial”, diz Carvalho. Outro diferencial da proposta atual é oferecer entradas individuais, como o “bolinho de bacalhau surpreendente” e a “Burrata com sorvete de manjericão”. Tudo harmonizado pelo sommelier da casa, Guilherme Corrêa. Além de restaurante, a Enoteca também é um empório, com queijos, azeites e outras comidinhas para quem deseja esticar a experiência enogastronômica.

 

Vá lá:
Enoteca Decanter BH
Fernandes Tourinho, 503
Funcionários, Belo Horizonte, MG
Tel: (31) 3287.3618  |  3287.3619 
www. enotecadecanter.com.br

Uma caçadora de histórias e maravilhas. Jornalista, escritora, cantora, viajante, cozinheira , aprendiz de dança, sempre em busca da próxima descoberta que desperte os cinco sentidos: o sabor de um novo prato, drink ou vinho (paladar), uma massagem, mergulho ou algo assim relaxante (tato), uma terapia com óleos aromáticos, chás com especiarias ou aquele perfume inédito (olfato), o pôr do sol visto de um rooftop ou as vistas mais incríveis para o mar e as montanhas (visão), e ainda um concerto, show, som ou simplesmente o barulho das ondas, do vento ou dos pássaros (audição). Rosane Queiroz foi editora da revista Marie Claire e da revista de bordo da GOL. Escreve sobre comportamento, gastronomia, sustentabilidade, viagem e lifestyle em publicações como Viagem e Turismo, Vida Simples, Folha de São Paulo, entre outras, além de atuar em produção de conteúdo de texto para livros. É autora de "Musas e Músicas –A mulher por trás da canção" (ed. Tinta Negra), livro reportagem em que conta quem são as musas inspiradoras de canções da MPB com nomes femininos. Na coluna Os Cinco Sentidos, compartilha experiências colhidas em suas andanças e viagens, com os cinco sentidos bem abertos. Mantém o Instagram @oscincosentidos.

Leave a Reply