Home » Com sabor de sal e vista para o mar

Com sabor de sal e vista para o mar

Brasil | setembro 2015 |

Vem aí o feriado de 7 de setembro. Como eu vivo quase metade lá (ao menos no coração), e metade cá, em São Paulo, muita gente me escreve pedindo dicas de Paraty. Recomendar um endereço, principalmente de restaurante, é sempre um risco (vai que justamente naquele dia a moqueca não cai bem!), mas há alguns lugares que posso dizer que conheço bem e posso dizer “va lá”, de olhos fechados. Vou começar pelas escapadas do Centro Histórico, para aquele almocinho pé na areia, com vista para o mar, que todo mundo quer saber.

Quiosque São Francisco

A vista sensacional e a moqueca de siri catado já seriam o suficiente para alguém rodar 5 quilômetros (sentido Rio) até a Praia Grande, onde fica esse restaurante cheio de charme, à sombra de “chapéus de sol”. O Quiosque da Catarina, como também é conhecido, é daqueles com redes espalhadas entre as árvores, mesas com toalhas floridas e um barquinho sempre a deslizar no azul macio do mar. E tem uma farofinha de urucum que ai, ai…

quiosque sao francisco

quiosque sao francisco 2

Praia Grande (BR 101, a 5km de Paraty, sentido Rio). Tel. (24) 99848-2145

Barraca Pau à Pique

A pequena praia do Corumbê, onde viveu a pintora Djanira (1914-1979), vale uma escapada do Centro Histórico para um almoço relax. Na “barraca da Arlete”, o menu segue a ordem dos ingredientes do dia. Ali, tem sempre aquele santo peixinho grelhado com salada, entre camarões e lulas na chapa, já que o Dilo, marido da Arlete, é pescador e reabastece o acervo. Se tiver coco, prove o “suco de coco”, batido com a polpa e a água. Com sorte (ou por encomenda, por telefone), você pode encontrar ostras rústicas, cultivadas ali mesmo, em um pequeno viveiro e colhidas, na hora, de canoa.

barraca pau a pique

Praia do Corumbê (BR 101, a 7 km de Paraty, sentido Rio. Tel. (24) 99917-2811, paraisodapraia@hotmail.com

Quiosque Lapinha

Vista para o mar, cerveja geladinha, peixes e frutos do mar preparados com capricho. No Lapinha tem. Na praia do Pontal, a única da cidade, este é o lugar para provar o típico camarão casadinho: dois camarões rosa gigantes, abraçadinhos, recheados com farofa. A receita caiçara é oferecida em vários restaurantes locais, mas arrisco dizer que o do Lapinha é o mais gostoso.

Lapinha: último quiosque da ponta esquerda da praia do Pontal.

Uma deliciosa descoberta.

quiosque lapinha

Entre em Contato

Ligue para +55 11 3287 6886 ou deixe sua mensagem