Home » Colhendo Azeitonas na Toscana!

Colhendo Azeitonas na Toscana!

Itália | dezembro 2015 |

Quatro anos atrás fui convidada, por um amigo fiorentino, para a minha primeira colheita de azeitonas, eu não imaginava que algo tão diferente e distante da minha realidade pudesse me fascinar a tal ponto de transformar a colheita num ritual anual! Quero dividir um pouco desta experiência incrível com vocês.

1_colhendo_olivas_by_original_miles

Aqui na Itália, o período de maturação das azeitonas inicia nos meados de outubro e termina nos primeiros dias de janeiro, dependendo da região. A colheita pode ser feita de diversas maneiras, com sistemas mecânicos ou manuais, ou seja, colhendo as azeitonas diretamente das plantas, e este é o método que adotamos em Montopoli in Val D’Arno, no terreno do meu amigo Nicola.

2_colhendo_olivas_by_original_miles

Como não somos colhedores profissionais, normalmente organizamos o dia da nossa “colheita amiga” nos meados de novembro quando o clima ainda é ameno. Juntamos um grupo de mais ou menos 20 amigos e temos o auxílio de dois profissionais.

3_colhendo_olivas_by_original_miles

O programa começa às nove da manhã, e a única preparação além de roupas confortáveis, é o uso de luvas de borracha. O legal é que em pouco tempo até os leigos (e desastrados como eu) podem aprender a técnica.

É incrível a sensação de pura imersão no meio das arvores, escorrer as mãos pelos galhos e fazer cair as azeitonas na rede estendida no terreno preparado para a colheita, tomando cuidado para não esmaga-las com as mãos ou com os pés.

4_colhendo_olivas_by_original_miles

Prosseguimos este ritual com duas ou três pessoas por arvore, aprendendo a tratá-la com respeito, a vasculhar seus galhos usando as escadinhas na busca de mais e mais azeitonas… Esse ritual de puro contato com a natureza se transforma quase numa meditação! A gente esquece do mundo lá fora e aproveita este momento de paz!

5_colhendo_olivas_by_original_miles

Trabalhar abre o apetite! Parte imperdível deste ritual é o almoço no campo para recuperar as energias! Tudo, claro, acompanhado de um vinho toscano e de um ótimo azeite de “olive nuovo”, aquele recém espremido e maravilhoso de saborear até no pão!

De volta ao trabalho, na segunda parte do dia é hora de acabar de explorar as arvores do terreno selecionado e começar a unir as azeitonas transportando-as das redes para os caixotes. Estes caixotes em poucos dias devem ser levados para o “Frantoio” onde as azeitonas serão avaliadas, pesadas e transformadas. É possível seguir este processo e levar pra casa um vidro do azeite que colheu!

9_colhendo_olivas_by_original_miles

O legal é que mesmo quem não tem a sorte de ter um amigo na toscana como eu, pode organizar uma colheita por aqui se tiver interesse!


10_colhendo_olivas_by_original_miles

Que o azeite de oliva tem diversos benefícios a gente já sabia, mas a colheita das azeitonas, tem ainda mais!

Entre em Contato

Ligue para +55 11 3287 6886 ou deixe sua mensagem