GO UP
Cinema em paraty

Cinema em Paraty – Um cinema na praça

Instalado em um sobrado inteiramente reformado, na Praça da Matriz, o Cinema da Praça acaba de reabrir as portas

Cinema em Paraty: com projeto contemporâneo e equipamento de cinema digital um cinema de 80 lugares, em pleno Centro Histórico, é a novidade mais poética de Paraty.

O antigo cinema da cidade ,instalado em um sobrado, na Praça da Matriz, está de volta, inteiramente restaurado e reformado, com equipamento de cinema digital de alta qualidade.

O imóvel que abriga o novo cinema ganhou projeto contemporâneo, mantendo muito de sua configuração arquitetônica original – só comparável, no Centro Histórico, em suas dimensões, às principais igrejas da cidade. O casarão passou pela primeira reforma em 1930, quando foi transformado em sobrado para abrigar o Cine São Jorge. O lugar era mais conhecido como o “cinema do seu Pedro”, funcionando de forma mais ou menos atribulada, até meados dos anos 1970.

Fechado ou tendo outros usos durante as décadas seguintes, foi adquirido pela Prefeitura de Paraty, que em 2015 iniciou o processo de revitalização.Cinema da Praça reestreou, assim, como um espaço cultural público, com uma sala de projeção de 80 lugares e mobiliário que permite múltiplos usos. O espaço vai acolher – além de uma programação de qualidade, uma sala para leitura e pesquisa com acervo bibliográfico outra sala superbacana para cursos.

Com a maior diversidade possível, a programação vai contemplar uma ampla gama de gêneros, incluindo produções recentes, sem esquecer dos clássicos, com atenção a filmes brasileiros, mas de todos os cinemas do mundo.

O espaço busca ainda atrair a Paraty extensões ou edições de mostras de cinema, como o Festival Varilux de Cinema Francês, que acontece esta semana, de 4 a 12 de agosto de 2018. Os filmes são todos gratuitos, com retirada de senha uma hora antes da sessão.

Para uma cidade que foi cenário de mais de 30 filmes e centenas de produções audiovisuais, o Cinema da Praça retoma os laços afetivos da cidade com esse espaço nobre na Praça da Matriz. Mais um programa legal para curtir nessa cidade histórica tão cinematográfica.

Praça da Matriz
Centro Histórico, Paraty, RJ
Facebook.com/cinemadapracaparaty

Uma caçadora de histórias e maravilhas. Jornalista, escritora, cantora, viajante, cozinheira , aprendiz de dança, sempre em busca da próxima descoberta que desperte os cinco sentidos: o sabor de um novo prato, drink ou vinho (paladar), uma massagem, mergulho ou algo assim relaxante (tato), uma terapia com óleos aromáticos, chás com especiarias ou aquele perfume inédito (olfato), o pôr do sol visto de um rooftop ou as vistas mais incríveis para o mar e as montanhas (visão), e ainda um concerto, show, som ou simplesmente o barulho das ondas, do vento ou dos pássaros (audição). Rosane Queiroz foi editora da revista Marie Claire e da revista de bordo da GOL. Escreve sobre comportamento, gastronomia, sustentabilidade, viagem e lifestyle em publicações como Viagem e Turismo, Vida Simples, Folha de São Paulo, entre outras, além de atuar em produção de conteúdo de texto para livros. É autora de "Musas e Músicas –A mulher por trás da canção" (ed. Tinta Negra), livro reportagem em que conta quem são as musas inspiradoras de canções da MPB com nomes femininos. Na coluna Os Cinco Sentidos, compartilha experiências colhidas em suas andanças e viagens, com os cinco sentidos bem abertos. Mantém o Instagram @oscincosentidos.

Leave a Reply